Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3039
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE JOÃO E MARIA |
Autor(es): | Souza, Raquel Neves de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Bruno Silva de |
Resumo: | Os contos de fadas são narrativas antigas, que, por muitos anos, tinha como único meio de transição a oralidade. No século XVII, Charles Perrault foi o primeiro a transcrever e publicar essas histórias. Desde então elas passaram por várias adaptações ao longo dos séculos, mas não perdendo a sua essência. Este artigo tem como objetivo analisar o conto de fadas “João e Maria”, dos Irmãos Grimm e comprovar a importância dos contos de fadas em sala de aula, conceituando a vertente literária, tecendo analogias entre os contos de fadas e a realidade, e analisando o reflexo do medo das crianças retratado nas obras. Utilizou-se como fundamentação teórica os seguintes autores: Bettelheim (2002); Coelho (1987, 2002); Corso e Corso (2006); Darnton (1988); Merege (2010); Reyes (2010) e Tolkien (2013). A partir do estudo, observou a importância dos contos de fadas não só como ferramenta de conhecimentos pedagógicos, como também de desenvolvimento cognitivo e psicológico. |
Abstract: | Fairy tales are old narratives, which for many years had the oral tradition as the only means of transmission. In the XVII Century, Charles Perrault was the first one to write and publish those stories. Since then, they have been through many adaptations but haven’t lost their essence. This article aims to analyze the fairy tales “Hansel and Gretel”, written by the Grimm Brothers and certify the importance of the fairy tales in classes, conceptualizing the literary aspect, connecting analogies between fairy tales and the reality, and analyzing the reflection of children’s fear described in the masterpieces. The following authors have been used as theoretical background: Bettelheim (2002); Coelho (1987, 2002); Corso e Corso (2006); Darnton (1988); Merege (2010);Reyes (2010) e Tolkien (2013). From this study on, it has been observed the importance of fairy tales not only as a tool of pedagogical knowledge but also as a cognitive and psychological development. |
Palavras-chave: | Contos de Fadas Criança Educação Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3039 |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Raquel Neves.pdf | 318,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Raquel Neves de Souza.pdf | 445,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_raquel Neves de Souza.pdf | 94,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.