Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Bruno Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317798041371426pt_BR
dc.creatorSouza, Raquel Neves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297547317290897pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T14:54:45Z-
dc.date.available2022-11-17T14:54:45Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3039-
dc.description.abstractFairy tales are old narratives, which for many years had the oral tradition as the only means of transmission. In the XVII Century, Charles Perrault was the first one to write and publish those stories. Since then, they have been through many adaptations but haven’t lost their essence. This article aims to analyze the fairy tales “Hansel and Gretel”, written by the Grimm Brothers and certify the importance of the fairy tales in classes, conceptualizing the literary aspect, connecting analogies between fairy tales and the reality, and analyzing the reflection of children’s fear described in the masterpieces. The following authors have been used as theoretical background: Bettelheim (2002); Coelho (1987, 2002); Corso e Corso (2006); Darnton (1988); Merege (2010);Reyes (2010) e Tolkien (2013). From this study on, it has been observed the importance of fairy tales not only as a tool of pedagogical knowledge but also as a cognitive and psychological development.pt_BR
dc.description.resumoOs contos de fadas são narrativas antigas, que, por muitos anos, tinha como único meio de transição a oralidade. No século XVII, Charles Perrault foi o primeiro a transcrever e publicar essas histórias. Desde então elas passaram por várias adaptações ao longo dos séculos, mas não perdendo a sua essência. Este artigo tem como objetivo analisar o conto de fadas “João e Maria”, dos Irmãos Grimm e comprovar a importância dos contos de fadas em sala de aula, conceituando a vertente literária, tecendo analogias entre os contos de fadas e a realidade, e analisando o reflexo do medo das crianças retratado nas obras. Utilizou-se como fundamentação teórica os seguintes autores: Bettelheim (2002); Coelho (1987, 2002); Corso e Corso (2006); Darnton (1988); Merege (2010); Reyes (2010) e Tolkien (2013). A partir do estudo, observou a importância dos contos de fadas não só como ferramenta de conhecimentos pedagógicos, como também de desenvolvimento cognitivo e psicológico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by RAQUEL DE SOUZA (raquel.neves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T17:41:46Z No. of bitstreams: 3 Artigo científico_Raquel Neves.pdf: 326384 bytes, checksum: c2c3a365cd0926d89dc0df479bd13590 (MD5) ata - Raquel.pdf: 456358 bytes, checksum: 9d309c63b94909157af50d3cc1b2a86b (MD5) termo_de_autorizacao RAQUEL (1).pdf: 96768 bytes, checksum: 1d6b5099cfce52fd6db1974b942ccd83 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T14:49:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo científico_Raquel Neves.pdf: 326384 bytes, checksum: c2c3a365cd0926d89dc0df479bd13590 (MD5) ata - Raquel.pdf: 456358 bytes, checksum: 9d309c63b94909157af50d3cc1b2a86b (MD5) termo_de_autorizacao RAQUEL (1).pdf: 96768 bytes, checksum: 1d6b5099cfce52fd6db1974b942ccd83 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T14:50:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo científico_Raquel Neves.pdf: 326384 bytes, checksum: c2c3a365cd0926d89dc0df479bd13590 (MD5) ata - Raquel.pdf: 456358 bytes, checksum: 9d309c63b94909157af50d3cc1b2a86b (MD5) termo_de_autorizacao RAQUEL (1).pdf: 96768 bytes, checksum: 1d6b5099cfce52fd6db1974b942ccd83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T14:54:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo científico_Raquel Neves.pdf: 326384 bytes, checksum: c2c3a365cd0926d89dc0df479bd13590 (MD5) ata - Raquel.pdf: 456358 bytes, checksum: 9d309c63b94909157af50d3cc1b2a86b (MD5) termo_de_autorizacao RAQUEL (1).pdf: 96768 bytes, checksum: 1d6b5099cfce52fd6db1974b942ccd83 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16. ed. São Paulo: Terra e Paz, 2002. CALDIN, Clarice Fortkamp. A aplicabilidade terapêutica de textos literários para crianças. Encontros Bibli, Florianópolis, n.18, p. 72-89, jul./ dez. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n18p72. Acesso em: 07 setembro 2021 COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1987. COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas: Símbolos, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. CORSO, Daiana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006. DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos: e outros episódios da história cultural francesa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. João e Maria. In.: PERRAULT, Charles; GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm; ANDERSEN, Hans Christian., et all.Contos de Fadas: De Perrault Grimm Andersen & Outros.Trad. deMaria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar. 2010, p. 161-175. MEREGE, Ana Lucia. Os contos de fadas: Origens e permanência no mundo moderno. SãoPaulo: Claridade, 2010. REYES, Yolanda. A casa Imaginária Leitura e Literatura na primeira infância. São Paulo, Global, 2010. SPERBER, Suzi Frankl . A lenda da flor azul, o mito e o conto de fadas. In.Volobuef, Karin (org).Mito e magia. São Paulo: Ed. UNESP, 2011,304pp: p. 9-24. (ISBN 978-85-393-0090-7) TOLKIEN, J.R.R. Árvore e Folha. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira et al. São Paulo: Editora HUCITEC, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContos de Fadaspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE JOÃO E MARIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Raquel Neves.pdf318,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Raquel Neves de Souza.pdf445,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_raquel Neves de Souza.pdf94,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.