Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3035
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE BARRA DO GARÇAS MT E ARAGARÇAS - GO
metadata.dc.creator: Silva, Claudia Sousa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Alencar, Diego Pinheiro
metadata.dc.description.resumo: A investigação do tema teve como objetivo investigar o ensino de História, no Ensino Médio das escolas públicas de Barra do Garças-MT e Aragarças-GO, com foco na prática pedagógica do professor e nas políticas públicas exercitadas pelos Estados, no que se acena ao ensino da cultura e da história africana e suas contribuições na formação do Brasil, conforme prescrito na Lei 10.639/2003. Em um cenário onde as escolas ainda não alcançaram os objetivos da Lei Federal, como resultado da inexistente oferta de cursos de formação continuada e em seviço que considerem a Lei em conformidade com o currículo, alguns apontamentos foram realiza dos: Como o professor de História organiza suas práticas em sala de aula considerando o currí culo? Qual a relação das práxis em sala de aula com as diretrizes que norteiam o ensino dos conteúdos de História? O professor de História conhece, se orienta, aplica as diretrizes do Es tado no que se refere ao ensino da cultura e História dos afrodescendentes? Os discentes têm clareza dos objetivos do ensino da cultura e da história afrodescendentes? O ensino da cultura e história afrodescendente tem possibilitado reflexões críticas e autônomas em sala de aula ou o ensino visa a explicar apenas o passado distante e morto? Este desenho concentrou os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, bem como o método qualitativo e quantitativo. Para co leta e análise dos dados aplicou-se um questionário aos docentes que ministram a disciplina de História e, outro, aos discentes do Ensino Médio nas escolas públicas de Barra do Garças-MT e de Aragarças-GO. Foram aplicados os questionários aos professores e alunos de ambas as redes de ensino. Para a análise, buscou-se o apoio teórico em pesquisadores como: Nóvoa, Ri beiro, Freire, Libâneo, Amâncio, Jorge e Gomes, Leis, Orientativas e Diretrizes, publicadas pela SEDUC/MT e SEDUCE/GO, dentre outros materiais, alguns disponíveis na web. Os dados demonstraram que é de extrema importância de formação inicial e a continuada dos educadores para que se imprima qualidade e equidade na construção do conhecimento no contexto da Lei 10.639/2003. Concluiu-se que é imprescindível criar, nos espaços educacionais e de existência para desenvolver cidadãos ativos, que se adaptam e se reconhecem o seu lugar em uma socie dade igualitária e democrática.
Abstract: The investigation of the theme aimed to investigate the teaching of History, in the High School of the public schools of Barra do Garças-MT and Aragarças-GO, focusing on the pedagogical practice of the teacher and on the public policies exercised by the States, in which the teaching of African culture and history and its contributions to the formation of Brazil, as prescribed by Law 10.639/2003. In a scenario where schools have not yet reached the objectives of the Federal Law, as a result of the non-existent offer of continuing education courses and in service that consider the Law in accordance with the curri culum, some notes were made: How the History teacher do you organize your classroom practices con sidering the curriculum? What is the relationship between praxis in the classroom and the guidelines that guide the teaching of History content? Does the History teacher know, guide himself, apply the State guidelines with regard to the teaching of culture and History of Afro-descendants? Are students clear about the objectives of teaching Afro-descendant culture and history? Has the teaching of Afro descendant culture and history made possible critical and autonomous reflections in the classroom or does teaching aim to explain only the distant and dead past? This design concentrated the bibliographic and field research methods, as well as the qualitative and quantitative method. For data collection and analysis, a questionnaire was applied to teachers who teach the discipline of History and another to high school students in public schools in Barra do Garças-MT and Aragarças-GO. Questionnaires were ap plied to teachers and students from both schools. For the analysis, theoretical support was sought from researchers such as: Nóvoa, Ribeiro, Freire, Libâneo, Amâncio, Jorge and Gomes, Laws, Guidelines and Guidelines, published by SEDUC/MT and SEDUCE/GO, among other materials, some available on the web. The data showed that it is extremely important to provide initial and continuing education for educators so that quality and equity can be imprinted in the construction of knowledge in the context of Law 10.639/2003. It was concluded that it is essential to create, in educational and existence spaces to develop active citizens, who adapt and recognize their place in an egalitarian and democratic society.
Keywords: Escola
Formação Docente
Lei 10.639/2003
Questão racial
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3035
Issue Date: 11-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Cláudia Sousa da Silva.pdf193,59 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Cláudia Sousa da Silva.pdf166,05 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Cláudia Sousa da Silva.pdf139,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.