Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alencar, Diego Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0272401401068579pt_BR
dc.creatorSilva, Claudia Sousa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219269913197597pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T13:55:59Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-17T13:55:59Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3035-
dc.description.abstractThe investigation of the theme aimed to investigate the teaching of History, in the High School of the public schools of Barra do Garças-MT and Aragarças-GO, focusing on the pedagogical practice of the teacher and on the public policies exercised by the States, in which the teaching of African culture and history and its contributions to the formation of Brazil, as prescribed by Law 10.639/2003. In a scenario where schools have not yet reached the objectives of the Federal Law, as a result of the non-existent offer of continuing education courses and in service that consider the Law in accordance with the curri culum, some notes were made: How the History teacher do you organize your classroom practices con sidering the curriculum? What is the relationship between praxis in the classroom and the guidelines that guide the teaching of History content? Does the History teacher know, guide himself, apply the State guidelines with regard to the teaching of culture and History of Afro-descendants? Are students clear about the objectives of teaching Afro-descendant culture and history? Has the teaching of Afro descendant culture and history made possible critical and autonomous reflections in the classroom or does teaching aim to explain only the distant and dead past? This design concentrated the bibliographic and field research methods, as well as the qualitative and quantitative method. For data collection and analysis, a questionnaire was applied to teachers who teach the discipline of History and another to high school students in public schools in Barra do Garças-MT and Aragarças-GO. Questionnaires were ap plied to teachers and students from both schools. For the analysis, theoretical support was sought from researchers such as: Nóvoa, Ribeiro, Freire, Libâneo, Amâncio, Jorge and Gomes, Laws, Guidelines and Guidelines, published by SEDUC/MT and SEDUCE/GO, among other materials, some available on the web. The data showed that it is extremely important to provide initial and continuing education for educators so that quality and equity can be imprinted in the construction of knowledge in the context of Law 10.639/2003. It was concluded that it is essential to create, in educational and existence spaces to develop active citizens, who adapt and recognize their place in an egalitarian and democratic society.pt_BR
dc.description.resumoA investigação do tema teve como objetivo investigar o ensino de História, no Ensino Médio das escolas públicas de Barra do Garças-MT e Aragarças-GO, com foco na prática pedagógica do professor e nas políticas públicas exercitadas pelos Estados, no que se acena ao ensino da cultura e da história africana e suas contribuições na formação do Brasil, conforme prescrito na Lei 10.639/2003. Em um cenário onde as escolas ainda não alcançaram os objetivos da Lei Federal, como resultado da inexistente oferta de cursos de formação continuada e em seviço que considerem a Lei em conformidade com o currículo, alguns apontamentos foram realiza dos: Como o professor de História organiza suas práticas em sala de aula considerando o currí culo? Qual a relação das práxis em sala de aula com as diretrizes que norteiam o ensino dos conteúdos de História? O professor de História conhece, se orienta, aplica as diretrizes do Es tado no que se refere ao ensino da cultura e História dos afrodescendentes? Os discentes têm clareza dos objetivos do ensino da cultura e da história afrodescendentes? O ensino da cultura e história afrodescendente tem possibilitado reflexões críticas e autônomas em sala de aula ou o ensino visa a explicar apenas o passado distante e morto? Este desenho concentrou os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, bem como o método qualitativo e quantitativo. Para co leta e análise dos dados aplicou-se um questionário aos docentes que ministram a disciplina de História e, outro, aos discentes do Ensino Médio nas escolas públicas de Barra do Garças-MT e de Aragarças-GO. Foram aplicados os questionários aos professores e alunos de ambas as redes de ensino. Para a análise, buscou-se o apoio teórico em pesquisadores como: Nóvoa, Ri beiro, Freire, Libâneo, Amâncio, Jorge e Gomes, Leis, Orientativas e Diretrizes, publicadas pela SEDUC/MT e SEDUCE/GO, dentre outros materiais, alguns disponíveis na web. Os dados demonstraram que é de extrema importância de formação inicial e a continuada dos educadores para que se imprima qualidade e equidade na construção do conhecimento no contexto da Lei 10.639/2003. Concluiu-se que é imprescindível criar, nos espaços educacionais e de existência para desenvolver cidadãos ativos, que se adaptam e se reconhecem o seu lugar em uma socie dade igualitária e democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia Sousa da Silva (claudia.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T22:57:32Z No. of bitstreams: 1 Cláudia_Trabalho_Artigo.pdf: 198236 bytes, checksum: 5e0a1b2b37a04c1b133e06f4d4795e65 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada CLÁUDIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).  Favor submeter o trabalho na coleção correta e no formato correto. Você submeteu seu trabalho em formato de artigo de periódico, porém seu trabalho é artigo científico na modalidade de trabalho de conclusão de curso (TCC). Portanto refaça a submissão inserindo como Trabalho de Conclusão de Curso e o insira na coleção correta, ou seja, na Coleção Licenciatura em Pedagogia. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-12T01:01:48Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia Sousa da Silva (claudia.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T12:51:03Z No. of bitstreams: 3 Cláudia_Trabalho_Artigo.pdf: 198236 bytes, checksum: 5e0a1b2b37a04c1b133e06f4d4795e65 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Claudia_Sousa_da_Silva (2).pdf: 170038 bytes, checksum: 609c697ac3f1249f3f84f3dd2b255ba7 (MD5) Termo de Ciência e AutorizaçãoPP.pdf: 143215 bytes, checksum: c9288acc8dbcd48597128e0874f0d92a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T13:27:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cláudia_Trabalho_Artigo.pdf: 198236 bytes, checksum: 5e0a1b2b37a04c1b133e06f4d4795e65 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Claudia_Sousa_da_Silva (2).pdf: 170038 bytes, checksum: 609c697ac3f1249f3f84f3dd2b255ba7 (MD5) Termo de Ciência e AutorizaçãoPP.pdf: 143215 bytes, checksum: c9288acc8dbcd48597128e0874f0d92a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T13:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Cláudia_Trabalho_Artigo.pdf: 198236 bytes, checksum: 5e0a1b2b37a04c1b133e06f4d4795e65 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Claudia_Sousa_da_Silva (2).pdf: 170038 bytes, checksum: 609c697ac3f1249f3f84f3dd2b255ba7 (MD5) Termo de Ciência e AutorizaçãoPP.pdf: 143215 bytes, checksum: c9288acc8dbcd48597128e0874f0d92a (MD5) Previous issue date: 2022-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectQuestão racialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE BARRA DO GARÇAS MT E ARAGARÇAS - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cláudia Sousa da Silva.pdf193,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Cláudia Sousa da Silva.pdf166,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Cláudia Sousa da Silva.pdf139,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.