Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3033
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE CRISTALINA GOI-AS: REFLEXÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
metadata.dc.creator: Souza, Ana Cláudia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Manoel Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Eloane Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Valéria Alves de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a educação inclusiva está organizada nos projetos políticos pedagógicos, no município de Cristalina, destacando-se que foram analisados apenas dois PPPs um de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental e o outro de um Centro de Educação infantil Municipal (Creche). A educação inclusiva é uma concepção de ensino que tem como base garantir o direito de todos à educação. Ela prevê a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, observando, assim, as diversidades, culturais, intelectuais, físicas étnicas, sociais, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Portanto, é necessário mudar o sistema de ensino, que ainda é exclusivo, voltado para trazer as crianças para os padrões de normalidade estabelecidos pela história. O Projeto Político pedagógico (PPP) é uma ferramenta que reflete as propostas educacionais das instituições de ensino.Nesse sentido a pesquisa tem como fundamentos teóricos a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional, lei nº 9394/96 e autores como Mantoan (2004), Carvalho (2011), Veiga (2000).
Abstract: The present research has as general objective, to understand how inclusive education is organized in pedagogical political projects, in the municipality of Cristalina, highlighting that only two PPPs were analyzed, one from a municipal school for children and elementary education and the other from a Center Municipal Early Childhood Education (Nursery). Inclusive education is a teaching concept that is based on guaranteeing everyone's right to education. It provides for equal opportunities and the appreciation of human differences, thus observing the cultural, intellectual, physical, ethnic, social, sensory and gender diversities of human beings. Therefore, it is necessary to change the education system, which is still exclusive, aimed at bringing children to the standards of normality established by history. The Pedagogical Political Project (PPP) is a tool that reflects the educational proposals of educational institutions. In this sense, the research has as its theoretical foundations the Federal Constitution, the Law of Guidelines and the basis of National Education, law nº 9394/96 and authors such as Mantoan (2004), Carvalho (2011), Veiga (2000).
Keywords: Educação
Inclusão
Valores educacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3033
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ana Claudia da Silva Souza.pdfArtigo Tcc187,56 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Ana Claudia da Silva Souza.pdfTermo de Ciencia865,57 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Ana Claudia da Silva Souza.pdfATA da defesa de trabalho de curso1,07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons