Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3033
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE CRISTALINA GOI-AS: REFLEXÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
metadata.dc.creator: | Souza, Ana Cláudia da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Aragão, Manoel Soares de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Eloane Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Valéria Alves de |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a educação inclusiva está organizada nos projetos políticos pedagógicos, no município de Cristalina, destacando-se que foram analisados apenas dois PPPs um de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental e o outro de um Centro de Educação infantil Municipal (Creche). A educação inclusiva é uma concepção de ensino que tem como base garantir o direito de todos à educação. Ela prevê a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, observando, assim, as diversidades, culturais, intelectuais, físicas étnicas, sociais, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Portanto, é necessário mudar o sistema de ensino, que ainda é exclusivo, voltado para trazer as crianças para os padrões de normalidade estabelecidos pela história. O Projeto Político pedagógico (PPP) é uma ferramenta que reflete as propostas educacionais das instituições de ensino.Nesse sentido a pesquisa tem como fundamentos teóricos a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional, lei nº 9394/96 e autores como Mantoan (2004), Carvalho (2011), Veiga (2000). |
Abstract: | The present research has as general objective, to understand how inclusive education is organized in pedagogical political projects, in the municipality of Cristalina, highlighting that only two PPPs were analyzed, one from a municipal school for children and elementary education and the other from a Center Municipal Early Childhood Education (Nursery). Inclusive education is a teaching concept that is based on guaranteeing everyone's right to education. It provides for equal opportunities and the appreciation of human differences, thus observing the cultural, intellectual, physical, ethnic, social, sensory and gender diversities of human beings. Therefore, it is necessary to change the education system, which is still exclusive, aimed at bringing children to the standards of normality established by history. The Pedagogical Political Project (PPP) is a tool that reflects the educational proposals of educational institutions. In this sense, the research has as its theoretical foundations the Federal Constitution, the Law of Guidelines and the basis of National Education, law nº 9394/96 and authors such as Mantoan (2004), Carvalho (2011), Veiga (2000). |
Keywords: | Educação Inclusão Valores educacionais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Cristalina |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3033 |
Issue Date: | 28-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Claudia da Silva Souza.pdf | Artigo Tcc | 187,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
tcae_Ana Claudia da Silva Souza.pdf | Termo de Ciencia | 865,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Ata de defesa_Ana Claudia da Silva Souza.pdf | ATA da defesa de trabalho de curso | 1,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License