Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aragão, Manoel Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6884779093016613pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eloane Aparecida-
dc.contributor.referee2Lima, Valéria Alves de-
dc.creatorSouza, Ana Cláudia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982329835782115pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T13:16:42Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-17T13:16:42Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3033-
dc.description.abstractThe present research has as general objective, to understand how inclusive education is organized in pedagogical political projects, in the municipality of Cristalina, highlighting that only two PPPs were analyzed, one from a municipal school for children and elementary education and the other from a Center Municipal Early Childhood Education (Nursery). Inclusive education is a teaching concept that is based on guaranteeing everyone's right to education. It provides for equal opportunities and the appreciation of human differences, thus observing the cultural, intellectual, physical, ethnic, social, sensory and gender diversities of human beings. Therefore, it is necessary to change the education system, which is still exclusive, aimed at bringing children to the standards of normality established by history. The Pedagogical Political Project (PPP) is a tool that reflects the educational proposals of educational institutions. In this sense, the research has as its theoretical foundations the Federal Constitution, the Law of Guidelines and the basis of National Education, law nº 9394/96 and authors such as Mantoan (2004), Carvalho (2011), Veiga (2000).pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a educação inclusiva está organizada nos projetos políticos pedagógicos, no município de Cristalina, destacando-se que foram analisados apenas dois PPPs um de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental e o outro de um Centro de Educação infantil Municipal (Creche). A educação inclusiva é uma concepção de ensino que tem como base garantir o direito de todos à educação. Ela prevê a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, observando, assim, as diversidades, culturais, intelectuais, físicas étnicas, sociais, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Portanto, é necessário mudar o sistema de ensino, que ainda é exclusivo, voltado para trazer as crianças para os padrões de normalidade estabelecidos pela história. O Projeto Político pedagógico (PPP) é uma ferramenta que reflete as propostas educacionais das instituições de ensino.Nesse sentido a pesquisa tem como fundamentos teóricos a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional, lei nº 9394/96 e autores como Mantoan (2004), Carvalho (2011), Veiga (2000).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Claudia da Silva Souza (ana.claudia3@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T02:32:46Z No. of bitstreams: 3 Tcc Ana Claudia 12-10 (1).pdf: 192065 bytes, checksum: b1caad7167ca1d52d1b0bd28103804a0 (MD5) Termo de ciência Ana Cláudia.pdf: 886342 bytes, checksum: d7232924a3187a25d4f5db3853af46d1 (MD5) PDF Scanner 15-11-22 9.25.49.pdf: 1099200 bytes, checksum: fbd1f2ebe643702e5600218c3984a323 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T13:09:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Tcc Ana Claudia 12-10 (1).pdf: 192065 bytes, checksum: b1caad7167ca1d52d1b0bd28103804a0 (MD5) Termo de ciência Ana Cláudia.pdf: 886342 bytes, checksum: d7232924a3187a25d4f5db3853af46d1 (MD5) PDF Scanner 15-11-22 9.25.49.pdf: 1099200 bytes, checksum: fbd1f2ebe643702e5600218c3984a323 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T13:16:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Tcc Ana Claudia 12-10 (1).pdf: 192065 bytes, checksum: b1caad7167ca1d52d1b0bd28103804a0 (MD5) Termo de ciência Ana Cláudia.pdf: 886342 bytes, checksum: d7232924a3187a25d4f5db3853af46d1 (MD5) PDF Scanner 15-11-22 9.25.49.pdf: 1099200 bytes, checksum: fbd1f2ebe643702e5600218c3984a323 (MD5) Previous issue date: 2022-10-28en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectValores educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE CRISTALINA GOI-AS: REFLEXÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Claudia da Silva Souza.pdfArtigo Tcc187,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Ana Claudia da Silva Souza.pdfTermo de Ciencia865,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Ana Claudia da Silva Souza.pdfATA da defesa de trabalho de curso1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons