Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3032
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Autor(es): | Nunes, Cristiane Maria Lisboa |
Primeiro Orientador: | Cunha, André Luiz Araújo |
Resumo: | O presente artigo, tem por objetivo, compreender a importância da ludicidade na Educação Infantil e proporcionar uma reflexão sobre como o lúdico pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática na Educação Infantil. As atividades lúdicas proporcionam à criança uma forma de aprender de maneira prazerosa, alegre e descontraída. Com a aplicação dos jogos e das brincadeiras no ensino da matemática, pode-se desenvolver a criatividade, a imaginação e a estimulação à socialização e convivência entre seus pares. A ludicidade é um instrumento pedagógico imprescindível para garantir às crianças da educação infantil aulas de matemática dinâmicas e atrativas, assegurando-as o direito a uma educação de qualidade. No contexto educativo o brincar desenvolve a autonomia, ele ajuda a promover a diversidade cultural e a tolerância. |
Abstract: | This article aims to understand the importance of playfulness in Early Childhood Education and provide a reflection on how playful activities can contribute to the teaching-learning process of mathematics in Early Childhood Education. The ludic activities provide the child with a way to learn in a pleasant, happy and relaxed way. With the application of games and games in mathematics teaching, creativity, imagination and stimulation of socialization and coexistence among peers can be developed. Playfulness is an essential pedagogical instrument to guarantee dynamic and attractive mathematics classes for kindergarten children, assuring them the right to a quality education. In the educational context, playing develops autonomy, it helps to promote cultural diversity and tolerance. |
Palavras-chave: | Ludicidade Ensino-aprendizagem Jogos |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3032 |
Data do documento: | 5-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf | 205,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf | 227,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf | 159,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.