Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3032
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
metadata.dc.creator: Nunes, Cristiane Maria Lisboa
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo, tem por objetivo, compreender a importância da ludicidade na Educação Infantil e proporcionar uma reflexão sobre como o lúdico pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática na Educação Infantil. As atividades lúdicas proporcionam à criança uma forma de aprender de maneira prazerosa, alegre e descontraída. Com a aplicação dos jogos e das brincadeiras no ensino da matemática, pode-se desenvolver a criatividade, a imaginação e a estimulação à socialização e convivência entre seus pares. A ludicidade é um instrumento pedagógico imprescindível para garantir às crianças da educação infantil aulas de matemática dinâmicas e atrativas, assegurando-as o direito a uma educação de qualidade. No contexto educativo o brincar desenvolve a autonomia, ele ajuda a promover a diversidade cultural e a tolerância.
Abstract: This article aims to understand the importance of playfulness in Early Childhood Education and provide a reflection on how playful activities can contribute to the teaching-learning process of mathematics in Early Childhood Education. The ludic activities provide the child with a way to learn in a pleasant, happy and relaxed way. With the application of games and games in mathematics teaching, creativity, imagination and stimulation of socialization and coexistence among peers can be developed. Playfulness is an essential pedagogical instrument to guarantee dynamic and attractive mathematics classes for kindergarten children, assuring them the right to a quality education. In the educational context, playing develops autonomy, it helps to promote cultural diversity and tolerance.
Keywords: Ludicidade
Ensino-aprendizagem
Jogos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3032
Issue Date: 5-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf205,77 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf227,63 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf159,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.