Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, André Luiz Araújo | - |
dc.creator | Nunes, Cristiane Maria Lisboa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T11:42:17Z | - |
dc.date.available | 2022-12-11 | - |
dc.date.available | 2022-11-17T11:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3032 | - |
dc.description.abstract | This article aims to understand the importance of playfulness in Early Childhood Education and provide a reflection on how playful activities can contribute to the teaching-learning process of mathematics in Early Childhood Education. The ludic activities provide the child with a way to learn in a pleasant, happy and relaxed way. With the application of games and games in mathematics teaching, creativity, imagination and stimulation of socialization and coexistence among peers can be developed. Playfulness is an essential pedagogical instrument to guarantee dynamic and attractive mathematics classes for kindergarten children, assuring them the right to a quality education. In the educational context, playing develops autonomy, it helps to promote cultural diversity and tolerance. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo, tem por objetivo, compreender a importância da ludicidade na Educação Infantil e proporcionar uma reflexão sobre como o lúdico pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática na Educação Infantil. As atividades lúdicas proporcionam à criança uma forma de aprender de maneira prazerosa, alegre e descontraída. Com a aplicação dos jogos e das brincadeiras no ensino da matemática, pode-se desenvolver a criatividade, a imaginação e a estimulação à socialização e convivência entre seus pares. A ludicidade é um instrumento pedagógico imprescindível para garantir às crianças da educação infantil aulas de matemática dinâmicas e atrativas, assegurando-as o direito a uma educação de qualidade. No contexto educativo o brincar desenvolve a autonomia, ele ajuda a promover a diversidade cultural e a tolerância. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cristiane Maria Lisboa Nunes (2018211221350090@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T23:14:09Z No. of bitstreams: 3 artigo-cristiane maria.pdf: 210710 bytes, checksum: 0e29e03827c5fd637e3c42a546ce9a98 (MD5) termo de ciência e autorização Cristiane (Assinado).pdf: 233089 bytes, checksum: bbdfe9aeb0faaa0adbf12ffee42bc446 (MD5) ata de defesa Cristiane Maria.pdf: 163797 bytes, checksum: f19986ea6485fd101e87d2a6bd31cd8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T11:41:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo-cristiane maria.pdf: 210710 bytes, checksum: 0e29e03827c5fd637e3c42a546ce9a98 (MD5) termo de ciência e autorização Cristiane (Assinado).pdf: 233089 bytes, checksum: bbdfe9aeb0faaa0adbf12ffee42bc446 (MD5) ata de defesa Cristiane Maria.pdf: 163797 bytes, checksum: f19986ea6485fd101e87d2a6bd31cd8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T11:42:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo-cristiane maria.pdf: 210710 bytes, checksum: 0e29e03827c5fd637e3c42a546ce9a98 (MD5) termo de ciência e autorização Cristiane (Assinado).pdf: 233089 bytes, checksum: bbdfe9aeb0faaa0adbf12ffee42bc446 (MD5) ata de defesa Cristiane Maria.pdf: 163797 bytes, checksum: f19986ea6485fd101e87d2a6bd31cd8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-17T11:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo-cristiane maria.pdf: 210710 bytes, checksum: 0e29e03827c5fd637e3c42a546ce9a98 (MD5) termo de ciência e autorização Cristiane (Assinado).pdf: 233089 bytes, checksum: bbdfe9aeb0faaa0adbf12ffee42bc446 (MD5) ata de defesa Cristiane Maria.pdf: 163797 bytes, checksum: f19986ea6485fd101e87d2a6bd31cd8d (MD5) Previous issue date: 2022-10-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf | 205,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf | 227,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Cristiane Maria Lisboa Nunes.pdf | 159,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.