Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3031
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA COMO AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.creator: | Gonçalves, Rosimaire da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lopes, Carlos André Nunes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Joice Vinhal |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem como finalidade demonstrar a importância da brinquedoteca como auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem, além de demonstrar como os jogos e brincadeiras estimulam no desenvolvimento mental, físico e social das crianças que tem acesso às brinquedotecas. O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, com foco em documentos e artigos sobre a temática. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, seguido de procedimentos de análise e reflexões sobre os artigos e seus referenciais teóricos sob o olhar da pedagogia histórico-crítica. As fontes da coleta de dados utilizadas para elaboração deste artigo foram os sites da CAPES/MEC o SciELO Books. Os resultados apontaram que a criança se desenvolve melhor por meio das brincadeiras lúdicas, e a presença de uma brinquedoteca no espaço escolar para as crianças, com brinquedos adequados para cada faixa etária, contribui muito no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This article aims to demonstrate the importance of the playroom at school as an aid in the teaching-learning process, in addition to demonstrating how games stimulate the mental, physical, and social development of children who have access to playrooms at school. This article was created from bibliographic research, focusing on documents and articles on the subject. Data was collected through bibliographic research, followed by analysis procedures and reflections on the articles and their theoretical references from the perspective of historical-critical pedagogy. The sources of data collection used to prepare this article were the CAPES/MEC and SciELO Books websites. The results showed that the children develop in a better way through games, and the presence of a playroom in the school space for children, with toys suitable for each age group, contributes a lot to the teaching-learning process. |
Keywords: | Brinquedoteca Desenvolvimento Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Cristalina |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3031 |
Issue Date: | 27-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Rosimaire da Silva Gonçalves.pdf | 233,93 kB | Adobe PDF | View/Open | |
tcae_Rosimaire da Silva Gonçalves.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Ata de defesaRosimaire da Silva Gonçalves.pdf | 171,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.