Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(es): Nascimento, Diovania da Silva
Primeiro Orientador: Paula, Marcos Vinícios
Resumo: Considerando a importância do corpo e da corporeidade na educação infantil, este estudo tem como objetivo refletir criticamente sobre a presença da corporeidade na formação dos/as futuros/as pedagogos/as. Para tanto apoia-se em uma pesquisa bibliográfica que permite identificar a questão central desse estudo, bem como discutir a prática pedagógica que envolve a corporeidade no espaço escolar; corporeidade como uma potencialidade na formação integral das crianças. Assim, propõe se revelar o espaço e o valor designado para corporeidade na formação docente. Debruça sobre esta pesquisa, um breve contexto histórico sobre a educação infantil no Brasil e busca delinear conceitos e concepções de corpo, movimento, corporeidade, a fim de explorar a temática, ainda que de maneira inicial, a proposta deste trabalho possibilita elucidar reflexão que considere a corporeidade de forma efetiva na formação do docente, a partir de novas relações com o corpo capaz de re/construir relações de Si no mundo.
Abstract: Considering the importance of the body and corporeality in early childhood education, this study aims to critically reflect on the presence of corporeality in the formation of future pedagogues. In order to do so, it is supported by a bibliographic research that allows identifying the central question of this study, as well as discussing the pedagogical practice that involves corporeality in the school space; corporeality as a potentiality in the integral formation of children. Thus, it proposes to reveal the space and value assigned to corporeality in teacher training. It focuses on this research, a brief historical context on early childhood education in Brazil and seeks to outline concepts and conceptions of body, movement, corporeity, in order to explore the theme, even if initially, the proposal of this work makes it possible to elucidate reflection that considers corporeality effectively in teacher training, based on new relationships with the body capable of re/building relationships of the Self in the world.
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação docente
Corporeidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3029
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Diovania da Silva Nascimento.pdf397,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Diovania da Silva Nascimento.pdf205,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Diovania da Silva Nascimento+.pdf91,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.