Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3029
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
metadata.dc.creator: Nascimento, Diovania da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Marcos Vinícios
metadata.dc.description.resumo: Considerando a importância do corpo e da corporeidade na educação infantil, este estudo tem como objetivo refletir criticamente sobre a presença da corporeidade na formação dos/as futuros/as pedagogos/as. Para tanto apoia-se em uma pesquisa bibliográfica que permite identificar a questão central desse estudo, bem como discutir a prática pedagógica que envolve a corporeidade no espaço escolar; corporeidade como uma potencialidade na formação integral das crianças. Assim, propõe se revelar o espaço e o valor designado para corporeidade na formação docente. Debruça sobre esta pesquisa, um breve contexto histórico sobre a educação infantil no Brasil e busca delinear conceitos e concepções de corpo, movimento, corporeidade, a fim de explorar a temática, ainda que de maneira inicial, a proposta deste trabalho possibilita elucidar reflexão que considere a corporeidade de forma efetiva na formação do docente, a partir de novas relações com o corpo capaz de re/construir relações de Si no mundo.
Abstract: Considering the importance of the body and corporeality in early childhood education, this study aims to critically reflect on the presence of corporeality in the formation of future pedagogues. In order to do so, it is supported by a bibliographic research that allows identifying the central question of this study, as well as discussing the pedagogical practice that involves corporeality in the school space; corporeality as a potentiality in the integral formation of children. Thus, it proposes to reveal the space and value assigned to corporeality in teacher training. It focuses on this research, a brief historical context on early childhood education in Brazil and seeks to outline concepts and conceptions of body, movement, corporeity, in order to explore the theme, even if initially, the proposal of this work makes it possible to elucidate reflection that considers corporeality effectively in teacher training, based on new relationships with the body capable of re/building relationships of the Self in the world.
Keywords: Educação Infantil
Formação docente
Corporeidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3029
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de defesa_Diovania da Silva Nascimento.pdf397,5 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Diovania da Silva Nascimento.pdf205,16 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Diovania da Silva Nascimento+.pdf91,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.