Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula, Marcos Vinícios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312559284732501pt_BR
dc.creatorNascimento, Diovania da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717667215464910pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T11:02:39Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-17T11:02:39Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3029-
dc.description.abstractConsidering the importance of the body and corporeality in early childhood education, this study aims to critically reflect on the presence of corporeality in the formation of future pedagogues. In order to do so, it is supported by a bibliographic research that allows identifying the central question of this study, as well as discussing the pedagogical practice that involves corporeality in the school space; corporeality as a potentiality in the integral formation of children. Thus, it proposes to reveal the space and value assigned to corporeality in teacher training. It focuses on this research, a brief historical context on early childhood education in Brazil and seeks to outline concepts and conceptions of body, movement, corporeity, in order to explore the theme, even if initially, the proposal of this work makes it possible to elucidate reflection that considers corporeality effectively in teacher training, based on new relationships with the body capable of re/building relationships of the Self in the world.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância do corpo e da corporeidade na educação infantil, este estudo tem como objetivo refletir criticamente sobre a presença da corporeidade na formação dos/as futuros/as pedagogos/as. Para tanto apoia-se em uma pesquisa bibliográfica que permite identificar a questão central desse estudo, bem como discutir a prática pedagógica que envolve a corporeidade no espaço escolar; corporeidade como uma potencialidade na formação integral das crianças. Assim, propõe se revelar o espaço e o valor designado para corporeidade na formação docente. Debruça sobre esta pesquisa, um breve contexto histórico sobre a educação infantil no Brasil e busca delinear conceitos e concepções de corpo, movimento, corporeidade, a fim de explorar a temática, ainda que de maneira inicial, a proposta deste trabalho possibilita elucidar reflexão que considere a corporeidade de forma efetiva na formação do docente, a partir de novas relações com o corpo capaz de re/construir relações de Si no mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diovania da Silva Nascimento (2019111221350188@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T15:47:59Z No. of bitstreams: 2 ATA-TCC.pdf: 407036 bytes, checksum: b7525a759d986b437af634c1c535a30c (MD5) TCC-final-DIOVANIA.pdf: 210080 bytes, checksum: e72e99aca7d5a0544f361c2ab1c6f42e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada DIOVANIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano).  O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório.  Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-14T18:47:07Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Diovania da Silva Nascimento (2019111221350188@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T21:18:53Z No. of bitstreams: 3 ATA-TCC.pdf: 407036 bytes, checksum: b7525a759d986b437af634c1c535a30c (MD5) TCC-final-DIOVANIA.pdf: 210080 bytes, checksum: e72e99aca7d5a0544f361c2ab1c6f42e (MD5) TCAE.pdf: 93774 bytes, checksum: 025a5c4dc500509a6e78b8ea40512b09 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T10:59:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA-TCC.pdf: 407036 bytes, checksum: b7525a759d986b437af634c1c535a30c (MD5) TCC-final-DIOVANIA.pdf: 210080 bytes, checksum: e72e99aca7d5a0544f361c2ab1c6f42e (MD5) TCAE.pdf: 93774 bytes, checksum: 025a5c4dc500509a6e78b8ea40512b09 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T11:01:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA-TCC.pdf: 407036 bytes, checksum: b7525a759d986b437af634c1c535a30c (MD5) TCC-final-DIOVANIA.pdf: 210080 bytes, checksum: e72e99aca7d5a0544f361c2ab1c6f42e (MD5) TCAE.pdf: 93774 bytes, checksum: 025a5c4dc500509a6e78b8ea40512b09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T11:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ATA-TCC.pdf: 407036 bytes, checksum: b7525a759d986b437af634c1c535a30c (MD5) TCC-final-DIOVANIA.pdf: 210080 bytes, checksum: e72e99aca7d5a0544f361c2ab1c6f42e (MD5) TCAE.pdf: 93774 bytes, checksum: 025a5c4dc500509a6e78b8ea40512b09 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleUM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de defesa_Diovania da Silva Nascimento.pdf397,5 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Diovania da Silva Nascimento.pdf205,16 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Diovania da Silva Nascimento+.pdf91,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.