Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3028
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): Silva, Meiridiane Ribeiro
Primeiro Orientador: Manoel, Soares de Aragão
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues
Segundo Membro da Banca: Lima, Valéria Alves
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma pesquisa bibliográfica qualitativa sobre a importância das metodologias ativas do estudo de ciências, visto que nos deparamos com metodologias tradicionalista que não oportunizam o aluno a ser o construtor do seu conhecimento. As metodologias de ensino pouco dinâmicas nas aulas de ciências fazem com que procuremos meios de enriquecer o processo de ensino aprendizado dos alunos nessa disciplina. O presente projeto foi motivado pelas necessidades de práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras que proporcionem ao aluno aulas prazerosas que os estimulem a fazer parte do seu processo de ensino aprendizado. O Ensino de Ciências através da cinematografia pode proporcionar o aluno momentos de interação, debates e socialização. Propor ao professor metodologias de ensino que dinamize suas aulas sempre com uma intencionalidade pedagógica. Se faz necessário que o professor compreenda e entenda como utilizar a cinematografia em seu plano de aula, de forma lúdica e com significado pedagógico desenvolvendo temas como a sustentabilidade, conscientizando seus alunos da importância de preservar e cuidar do meio ambiente para as próximas gerações.
Abstract: The present work aims to carry out a qualitative bibliographic research on the importance of active methodologies in the study of science, since we are faced with traditionalist methodologies that do not allow the student to be the builder of his knowledge. science classes make us look for ways to enrich the teaching and learning process of students in this discipline. This project was motivated by the need for dynamic and innovative pedagogical practices that provide students with pleasant classes that encourage them to be part of their teaching-learning process. Teaching Science through cinematography can provide the student with moments of interaction, debates and socialization. To propose teaching methodologies to the teacher that dynamize their classes always with a pedagogical intention. It is necessary for the teacher to understand and understand how to use cinematography in their lesson plan, in a playful way and with pedagogical meaning, developing themes such as sustainability, making their students aware of the importance of preserving and caring for the environment for the next generations.
Palavras-chave: Metodologia de ensino
Cinematografia
Sustentabilidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Cristalina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3028
Data do documento: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Meiridiane Ribeiro da Silva.pdf290,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Meiridiane Ribeiro da Silva.pdf530,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Meiridiane Ribeiro da Silva.pdf856,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.