Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3028
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
metadata.dc.creator: Silva, Meiridiane Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Manoel, Soares de Aragão
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Valéria Alves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma pesquisa bibliográfica qualitativa sobre a importância das metodologias ativas do estudo de ciências, visto que nos deparamos com metodologias tradicionalista que não oportunizam o aluno a ser o construtor do seu conhecimento. As metodologias de ensino pouco dinâmicas nas aulas de ciências fazem com que procuremos meios de enriquecer o processo de ensino aprendizado dos alunos nessa disciplina. O presente projeto foi motivado pelas necessidades de práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras que proporcionem ao aluno aulas prazerosas que os estimulem a fazer parte do seu processo de ensino aprendizado. O Ensino de Ciências através da cinematografia pode proporcionar o aluno momentos de interação, debates e socialização. Propor ao professor metodologias de ensino que dinamize suas aulas sempre com uma intencionalidade pedagógica. Se faz necessário que o professor compreenda e entenda como utilizar a cinematografia em seu plano de aula, de forma lúdica e com significado pedagógico desenvolvendo temas como a sustentabilidade, conscientizando seus alunos da importância de preservar e cuidar do meio ambiente para as próximas gerações.
Abstract: The present work aims to carry out a qualitative bibliographic research on the importance of active methodologies in the study of science, since we are faced with traditionalist methodologies that do not allow the student to be the builder of his knowledge. science classes make us look for ways to enrich the teaching and learning process of students in this discipline. This project was motivated by the need for dynamic and innovative pedagogical practices that provide students with pleasant classes that encourage them to be part of their teaching-learning process. Teaching Science through cinematography can provide the student with moments of interaction, debates and socialization. To propose teaching methodologies to the teacher that dynamize their classes always with a pedagogical intention. It is necessary for the teacher to understand and understand how to use cinematography in their lesson plan, in a playful way and with pedagogical meaning, developing themes such as sustainability, making their students aware of the importance of preserving and caring for the environment for the next generations.
Keywords: Metodologia de ensino
Cinematografia
Sustentabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3028
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Meiridiane Ribeiro da Silva.pdf290,54 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Meiridiane Ribeiro da Silva.pdf530,94 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Meiridiane Ribeiro da Silva.pdf856,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.