Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3023
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O PROGRAMA PRO-INFANTIL E A FORMAÇÃO DO AGENTE EDUCATIVO
metadata.dc.creator: Pedro, Aparecida do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este presente artigo tem o propósito de realizar um breve histórico sobre o programa Pro infantil no Brasil, citando o exemplo das cidades Vitória da Conquista e o Rio de Janeiro que priorizarão a formação do agente educativo permitindo o diálogo sobre a ação técnica, tanto curricular como o desenvolvimento deste estudo na instituição educacional. Promovendo uma educação de qualidade que traz pontuações sobre a rotina da criança e o fazer pedagógico, onde a Educação Infantil é observada e dialogada com intenção de avançar a profissionalização do agente educativo. O objetivo geral consistiu em proporcionar reflexões sobre o curso Pro-Infantil, sua formulação, implementação e desenvolvimento do Programa em algumas regiões do país. Como objetivos específicos: dialogar sobre as contribuições do Pro-infantil para a formação continuada dos educadores, refletir sobre a formação do agente educativo e a sua participação o processo de aprendizagem da criança. A metodologia utilizada foi a investigação de natureza básica e não interventiva, mas reflexiva e teórica. Seu caráter é qualitativo com classificação exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas, livros acadêmicos, pesquisas na Web que tratam do tema. Os resultados apresentados foram os relatos de experiência dos professores cursistas do Pro infantil aplicado em Rio Verde - GO. Considerando as interações sociais construídas nos encontros que tinham a finalidade de tratar das orientações legislativas pertinentes a educação infantil, a prática docente e a formação profissional.
Abstract: This article aims to make a brief history about the pro children's program in Brazil, citing the example of the cities Vitória da Conquista and Rio de Janeiro that will prioritize the training of the educational agent allowing dialogue on technical action, both curricular and the development of this study in the educational institution. Promoting a quality education that brings scores on the child's routine and pedagogical practice, where Early Childhood Education is observed and dialogued with the intention of advancing the professionalization of the educational agent. The general objective was to provide reflections on the Pro-Infantil course, its formulation, implementation and development of the Program in some regions of the country. As specific objectives: to dialogue on the contributions of the Pro-child to the continued education of educators, to reflect on the education of the educational agent and their participation in the learning process of the child. The methodology used was basic and non-interventional research, but reflexive and theoretical. Its character is qualitative with exploratory and descriptive classification, because it was developed from the reading of articles, journals, academic books, web research that deals with the theme. The results presented were the experience reports of the teachers attending the children's pro applied in Rio Verde - GO. Considering the social interactions built in the meetings that had the purpose of dealing with the legislative guidelines relevant to early childhood education, teaching practice and professional training.
Keywords: Educação Infantil
Agente Educativo
Pro-infantil
Profissionalização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3023
Issue Date: 5-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Aparecida do Carmo.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.