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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luciene Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1783677485381684pt_BR
dc.creatorPedro, Aparecida do Carmo-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3713E04DEE2E72182996EF6BAB8C389C#pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T22:34:21Z-
dc.date.available2022-11-16-
dc.date.available2022-11-16T22:34:21Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3023-
dc.description.abstractThis article aims to make a brief history about the pro children's program in Brazil, citing the example of the cities Vitória da Conquista and Rio de Janeiro that will prioritize the training of the educational agent allowing dialogue on technical action, both curricular and the development of this study in the educational institution. Promoting a quality education that brings scores on the child's routine and pedagogical practice, where Early Childhood Education is observed and dialogued with the intention of advancing the professionalization of the educational agent. The general objective was to provide reflections on the Pro-Infantil course, its formulation, implementation and development of the Program in some regions of the country. As specific objectives: to dialogue on the contributions of the Pro-child to the continued education of educators, to reflect on the education of the educational agent and their participation in the learning process of the child. The methodology used was basic and non-interventional research, but reflexive and theoretical. Its character is qualitative with exploratory and descriptive classification, because it was developed from the reading of articles, journals, academic books, web research that deals with the theme. The results presented were the experience reports of the teachers attending the children's pro applied in Rio Verde - GO. Considering the social interactions built in the meetings that had the purpose of dealing with the legislative guidelines relevant to early childhood education, teaching practice and professional training.pt_BR
dc.description.resumoEste presente artigo tem o propósito de realizar um breve histórico sobre o programa Pro infantil no Brasil, citando o exemplo das cidades Vitória da Conquista e o Rio de Janeiro que priorizarão a formação do agente educativo permitindo o diálogo sobre a ação técnica, tanto curricular como o desenvolvimento deste estudo na instituição educacional. Promovendo uma educação de qualidade que traz pontuações sobre a rotina da criança e o fazer pedagógico, onde a Educação Infantil é observada e dialogada com intenção de avançar a profissionalização do agente educativo. O objetivo geral consistiu em proporcionar reflexões sobre o curso Pro-Infantil, sua formulação, implementação e desenvolvimento do Programa em algumas regiões do país. Como objetivos específicos: dialogar sobre as contribuições do Pro-infantil para a formação continuada dos educadores, refletir sobre a formação do agente educativo e a sua participação o processo de aprendizagem da criança. A metodologia utilizada foi a investigação de natureza básica e não interventiva, mas reflexiva e teórica. Seu caráter é qualitativo com classificação exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas, livros acadêmicos, pesquisas na Web que tratam do tema. Os resultados apresentados foram os relatos de experiência dos professores cursistas do Pro infantil aplicado em Rio Verde - GO. Considerando as interações sociais construídas nos encontros que tinham a finalidade de tratar das orientações legislativas pertinentes a educação infantil, a prática docente e a formação profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aparecida do Carmo Pedro (aparecida.pedro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T18:45:27Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Aparecida do Carmo.pdf: 1238877 bytes, checksum: ed97ca086e358005044c4f6819f59c10 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T22:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_Aparecida do Carmo.pdf: 1238877 bytes, checksum: ed97ca086e358005044c4f6819f59c10 (MD5) Previous issue date: 2022-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAgente Educativopt_BR
dc.subjectPro-infantilpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.titleO PROGRAMA PRO-INFANTIL E A FORMAÇÃO DO AGENTE EDUCATIVOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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