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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1783677485381684 | pt_BR |
dc.creator | Pedro, Aparecida do Carmo | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3713E04DEE2E72182996EF6BAB8C389C# | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T22:34:21Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16 | - |
dc.date.available | 2022-11-16T22:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3023 | - |
dc.description.abstract | This article aims to make a brief history about the pro children's program in Brazil, citing the example of the cities Vitória da Conquista and Rio de Janeiro that will prioritize the training of the educational agent allowing dialogue on technical action, both curricular and the development of this study in the educational institution. Promoting a quality education that brings scores on the child's routine and pedagogical practice, where Early Childhood Education is observed and dialogued with the intention of advancing the professionalization of the educational agent. The general objective was to provide reflections on the Pro-Infantil course, its formulation, implementation and development of the Program in some regions of the country. As specific objectives: to dialogue on the contributions of the Pro-child to the continued education of educators, to reflect on the education of the educational agent and their participation in the learning process of the child. The methodology used was basic and non-interventional research, but reflexive and theoretical. Its character is qualitative with exploratory and descriptive classification, because it was developed from the reading of articles, journals, academic books, web research that deals with the theme. The results presented were the experience reports of the teachers attending the children's pro applied in Rio Verde - GO. Considering the social interactions built in the meetings that had the purpose of dealing with the legislative guidelines relevant to early childhood education, teaching practice and professional training. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este presente artigo tem o propósito de realizar um breve histórico sobre o programa Pro infantil no Brasil, citando o exemplo das cidades Vitória da Conquista e o Rio de Janeiro que priorizarão a formação do agente educativo permitindo o diálogo sobre a ação técnica, tanto curricular como o desenvolvimento deste estudo na instituição educacional. Promovendo uma educação de qualidade que traz pontuações sobre a rotina da criança e o fazer pedagógico, onde a Educação Infantil é observada e dialogada com intenção de avançar a profissionalização do agente educativo. O objetivo geral consistiu em proporcionar reflexões sobre o curso Pro-Infantil, sua formulação, implementação e desenvolvimento do Programa em algumas regiões do país. Como objetivos específicos: dialogar sobre as contribuições do Pro-infantil para a formação continuada dos educadores, refletir sobre a formação do agente educativo e a sua participação o processo de aprendizagem da criança. A metodologia utilizada foi a investigação de natureza básica e não interventiva, mas reflexiva e teórica. Seu caráter é qualitativo com classificação exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas, livros acadêmicos, pesquisas na Web que tratam do tema. Os resultados apresentados foram os relatos de experiência dos professores cursistas do Pro infantil aplicado em Rio Verde - GO. Considerando as interações sociais construídas nos encontros que tinham a finalidade de tratar das orientações legislativas pertinentes a educação infantil, a prática docente e a formação profissional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Aparecida do Carmo Pedro (aparecida.pedro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T18:45:27Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Aparecida do Carmo.pdf: 1238877 bytes, checksum: ed97ca086e358005044c4f6819f59c10 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | BRANDÃO, I. C. de J. ; OLIVEIRA, R. R. da S. O Proinfantil no município de Vitória da Conquista-BA. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais... São Paulo: Unesp, 2016. Disponível em: http://200.145.6.217/proceedings_arquivos/ArtigosCongressoEducadores/5987.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021. CABRAL, V. A. B. O.; SILVA, A. S. Proinfantil: a necessidade do programa e seu desenvolvimento. Revedução. v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36683/html. Acesso em 31 ago. 2021. CAMPOS, Maria Ignez Ferreira Campos. PROINFANTIL: política em ação nas narrativas das agentes de Educação Infantil. 2020. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/110253_2012_1-951-DO.pdf. Acesso: 31 ago. 2021. FERNANDES, Ludimila Sant´anna. O portfólio na formação docente como espaço de produção curricular na educação infantil: o PROINFANTIL em Mesquita - RJ. 2012. 99 f. Dissertação Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias 11 Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/10124/1/Ludimila%20Sant%20Anna%20Fernandes.pdf. Acesso: 31 ago. 2021. LAMARE, Flavia de Figueiredo de. Avanços e contradições nas políticas de formação de professores no Brasil contemporâneo: O caso do Proinfantil. 2011, 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/8779/2/Flavia_Lamare_EPSJV_Mestrado_2011.pdf. Acesso: 31 ago. 2021. Lei complementar nº95/2014. Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Poder Legislativo. 2014. Disponível em: https://camaradeaparecida.go.gov.br/legislacoes/lei-complementar-95-2014/ Acesso em: 14 out. 2022. MOTTA, F. M. N. Motta; QUEIROZ, I. L. Q. Do outro que me constitui: o Proinfantil e a construção da identidade docente. In: 37ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3925.pdf. Acesso: 31 ago. 2021. NOGUEIRA, Maiara de Oliveira. A formação de professores e o proinfantil: o caminho percorrido. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais do Educere. Curitiba: PUC-Paraná, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8254_5524.pdf. Acesso em 31 ago. 2021. SOUZA, M. P. C. O Proinfantil e a formação dos agentes auxiliares de creche do município do Rio de Janeiro. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Rio de Janeiro: Anped: 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-1895_int.pdf. Acesso: 31 ago. 2021. VIEIRA, A. B.; PIMENTEL, M. O. S. O memorial como instrumento de construção da profissionalidade para o magistério. Mutações. v. 5 n. 8 (2014). Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/718/pdf. Acesso: 31 ago. 2021. VELOSO, Magna Eutimia Lacerda; DE SOUZA, Roberta de Moraes Jesus. PROINFANTIL, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. 2011. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/edipe/ivedipe/pdfs/didatica/poster/381-848-4-SM.pdf Acesso em: 15 out. 2022. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Agente Educativo | pt_BR |
dc.subject | Pro-infantil | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS | pt_BR |
dc.title | O PROGRAMA PRO-INFANTIL E A FORMAÇÃO DO AGENTE EDUCATIVO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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