Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3021
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCENTIVO À LEITURA NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA: ANÁLISE DA COLEÇÃO "INICIANDO O APRENDER"
Autor(es): Moraes, Ana Maria Ferreira de
Primeiro Orientador: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
Resumo: A leitura é o caminho que leva a criança a desenvolver tanto a imaginação e como as emoções de forma prazerosa e significativa. Entretanto, nos dias atuais, um dos grandes desafios enfrentados na área da Educação Infantil é conseguir adaptar a sala de aula a uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças no processo de aquisição da leitura. Visando apresentar uma abordagem sobre esse assunto, com o presente trabalho, em primeira instância, faz-se uma reflexão acerca da importância da leitura na educação infantil, sobretudo, por utilizá-la como instrumento valioso para aprimorar o desenvolvimento de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Na sequência, procura-se enfocar como as atividades propostas no primeiro volume 3 da coleção “Iniciando o Aprender”, de Rose Sgroglia podem contribuir para a formação de bons leitores.
Abstract: Reading is the way that leads the child to develop both imagination and emotions in a pleasant and meaningful way. However, nowadays, one of the great challenges faced in the area of Early Childhood Education is to adapt the classroom to a pedagogical practice that meets the needs of children in the process of acquiring reading. Aiming to present an approach on this subject, with the present work, in the first instance, a reflection is made about the importance of reading in early childhood education, above all, for using it as a valuable instrument to improve the development of knowledge related to the outside world. Next, we seek to focus on how the activities proposed in the first volume 3 of the collection “Initiating Learning”, by Rose Sgroglia can contribute to the formation of good readers.
Palavras-chave: Leitura
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3021
Data do documento: 5-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Ana Maria.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.