Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3021
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCENTIVO À LEITURA NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA: ANÁLISE DA COLEÇÃO "INICIANDO O APRENDER" |
Autor(es): | Moraes, Ana Maria Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva |
Resumo: | A leitura é o caminho que leva a criança a desenvolver tanto a imaginação e como as emoções de forma prazerosa e significativa. Entretanto, nos dias atuais, um dos grandes desafios enfrentados na área da Educação Infantil é conseguir adaptar a sala de aula a uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças no processo de aquisição da leitura. Visando apresentar uma abordagem sobre esse assunto, com o presente trabalho, em primeira instância, faz-se uma reflexão acerca da importância da leitura na educação infantil, sobretudo, por utilizá-la como instrumento valioso para aprimorar o desenvolvimento de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Na sequência, procura-se enfocar como as atividades propostas no primeiro volume 3 da coleção “Iniciando o Aprender”, de Rose Sgroglia podem contribuir para a formação de bons leitores. |
Abstract: | Reading is the way that leads the child to develop both imagination and emotions in a pleasant and meaningful way. However, nowadays, one of the great challenges faced in the area of Early Childhood Education is to adapt the classroom to a pedagogical practice that meets the needs of children in the process of acquiring reading. Aiming to present an approach on this subject, with the present work, in the first instance, a reflection is made about the importance of reading in early childhood education, above all, for using it as a valuable instrument to improve the development of knowledge related to the outside world. Next, we seek to focus on how the activities proposed in the first volume 3 of the collection “Initiating Learning”, by Rose Sgroglia can contribute to the formation of good readers. |
Palavras-chave: | Leitura Educação Infantil Práticas Pedagógicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3021 |
Data do documento: | 5-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Ana Maria.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.