Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3019
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA |
Autor(es): | Melo, Erika Lucia |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Luciane Nunes |
Resumo: | O presente trabalho tenciona enfatizar a aproximação da escola e a família no processo de desenvolvimento da criança. Tendo como objetivo falar da história do envolvimento da família no ambiente escolar, assim como a influência da família no desenvolvimento na vida escolar do aluno. Para finalizar apresenta a importância do papel do pedagogo no intermédio dessa aproximação. Dessa forma, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nas ideias propostas por Brambatti (2010), Oliveira e Araújo (2010), Bacarji, Marturano e Elias (2005), autores que falam sobre infância da relação família/escola, para assim, promoverem um contato maior entre ambos, de forma organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando problemas, e envolver a comunidade escolar de formasocializadora num trabalho de integração social. Palavras-chave: Infância. Família. Escola. Aprendizagem. Formação. |
Abstract: | The present work intends to emphasize the approximation of the school and the family in the process of child development. With the aim of talking about the history of family involvement in the school environment, as well as the influence of the family on the development of the student's school life. Finally, it presents the importance of the role of the pedagogue in the middle of this approximation. In this way, it is used as a methodology the bibliographic research based on the ideas proposed by Brambetti (2010), Oliveira and Araújo (2010), Bacarji, Marturano and Elias (2005), authors who talk about childhood in the family/school relationship, in order to promote a greater contact between both, in an organized, pleasant way, in a welcoming and affectionate environment for together building a positive image, sharing experiences, overcoming problems, and involving the community school in a socializing way in a work of social integration. Keywords: Childhood. Family. School. Learning. Training. |
Palavras-chave: | infância, família escola, aprendizagem, formação |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3019 |
Data do documento: | 24-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
doc01916520221116091312.pdf | Termos e Fichas | 841,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdf | Artigo Final | 222,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.