Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3019
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
metadata.dc.creator: Melo, Erika Lucia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Luciane Nunes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tenciona enfatizar a aproximação da escola e a família no processo de desenvolvimento da criança. Tendo como objetivo falar da história do envolvimento da família no ambiente escolar, assim como a influência da família no desenvolvimento na vida escolar do aluno. Para finalizar apresenta a importância do papel do pedagogo no intermédio dessa aproximação. Dessa forma, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nas ideias propostas por Brambatti (2010), Oliveira e Araújo (2010), Bacarji, Marturano e Elias (2005), autores que falam sobre infância da relação família/escola, para assim, promoverem um contato maior entre ambos, de forma organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando problemas, e envolver a comunidade escolar de formasocializadora num trabalho de integração social. Palavras-chave: Infância. Família. Escola. Aprendizagem. Formação.
Abstract: The present work intends to emphasize the approximation of the school and the family in the process of child development. With the aim of talking about the history of family involvement in the school environment, as well as the influence of the family on the development of the student's school life. Finally, it presents the importance of the role of the pedagogue in the middle of this approximation. In this way, it is used as a methodology the bibliographic research based on the ideas proposed by Brambetti (2010), Oliveira and Araújo (2010), Bacarji, Marturano and Elias (2005), authors who talk about childhood in the family/school relationship, in order to promote a greater contact between both, in an organized, pleasant way, in a welcoming and affectionate environment for together building a positive image, sharing experiences, overcoming problems, and involving the community school in a socializing way in a work of social integration. Keywords: Childhood. Family. School. Learning. Training.
Keywords: infância, família escola, aprendizagem, formação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3019
Issue Date: 24-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc01916520221116091312.pdfTermos e Fichas841,25 kBAdobe PDFView/Open
Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdfArtigo Final222,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.