Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Luciane Nunes-
dc.creatorMelo, Erika Lucia-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:47:17Z-
dc.date.available2022-11-16T18:47:17Z-
dc.date.issued2022-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3019-
dc.description.abstractThe present work intends to emphasize the approximation of the school and the family in the process of child development. With the aim of talking about the history of family involvement in the school environment, as well as the influence of the family on the development of the student's school life. Finally, it presents the importance of the role of the pedagogue in the middle of this approximation. In this way, it is used as a methodology the bibliographic research based on the ideas proposed by Brambetti (2010), Oliveira and Araújo (2010), Bacarji, Marturano and Elias (2005), authors who talk about childhood in the family/school relationship, in order to promote a greater contact between both, in an organized, pleasant way, in a welcoming and affectionate environment for together building a positive image, sharing experiences, overcoming problems, and involving the community school in a socializing way in a work of social integration. Keywords: Childhood. Family. School. Learning. Training.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tenciona enfatizar a aproximação da escola e a família no processo de desenvolvimento da criança. Tendo como objetivo falar da história do envolvimento da família no ambiente escolar, assim como a influência da família no desenvolvimento na vida escolar do aluno. Para finalizar apresenta a importância do papel do pedagogo no intermédio dessa aproximação. Dessa forma, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nas ideias propostas por Brambatti (2010), Oliveira e Araújo (2010), Bacarji, Marturano e Elias (2005), autores que falam sobre infância da relação família/escola, para assim, promoverem um contato maior entre ambos, de forma organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando problemas, e envolver a comunidade escolar de formasocializadora num trabalho de integração social. Palavras-chave: Infância. Família. Escola. Aprendizagem. Formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Érika Lúcia Melo (erika.lucia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T14:02:29Z No. of bitstreams: 2 doc01916520221116091312.pdf: 861436 bytes, checksum: fcb3cf1acd2624b1d9b32d6558c4ea47 (MD5) Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdf: 227803 bytes, checksum: 08e7d2894b82d0825389ede4101f13a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T16:27:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 doc01916520221116091312.pdf: 861436 bytes, checksum: fcb3cf1acd2624b1d9b32d6558c4ea47 (MD5) Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdf: 227803 bytes, checksum: 08e7d2894b82d0825389ede4101f13a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T16:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 doc01916520221116091312.pdf: 861436 bytes, checksum: fcb3cf1acd2624b1d9b32d6558c4ea47 (MD5) Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdf: 227803 bytes, checksum: 08e7d2894b82d0825389ede4101f13a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T18:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 doc01916520221116091312.pdf: 861436 bytes, checksum: fcb3cf1acd2624b1d9b32d6558c4ea47 (MD5) Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdf: 227803 bytes, checksum: 08e7d2894b82d0825389ede4101f13a2 (MD5) Previous issue date: 2022-09-24en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBACARJI, K. M. G. D’Avila. M., Edna Maria. ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Recursos e adversidades no ambiente familiar de crianças com desempenho escolar pobre. Artigo recebido para publicação em 22/12/2004; aceito em 07/04/2005 BARROSO, G. P. Tecendo ideias sobre a importância da relação família e escola na infância. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. BRAMBATTI, F. F. A importância da família na educação de seus filhos com dificuldadesde aprendizagem escolar sob a ótica da psicopedagogia. v.5 - n.10 - Janeiro - Junho 2010 Semestral. BHERING, E. A Relação Escola-Pais: Um Modelo de Trocas e Colaboração. Cadernos de Pesquisa, n.106, p. 191-216, mar. 1999. BRASIL. BHERING, E. BLATCHFORD, I. S.. A Relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de pesquisa, nº 106, p. 191-216, março/1999)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinfância, família escola, aprendizagem, formaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc01916520221116091312.pdfTermos e Fichas841,25 kBAdobe PDFView/Open
Entrega Final do Artigo Cientifico - TCC 16-11.pdfArtigo Final222,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.