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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS PARA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Nascimento, Julyete Miranda
Primeiro Orientador: Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães
Resumo: A presente pesquisa sobre possibilidades de práticas educativas inclusivas para a educação nos anos iniciais do ensino fundamental que poderão ser trabalhadas pelos professores e profissionais da educação afim de tornar as aulas acessíveis a todos, tem como objetivo geral analisar as práticas educativas inclusivas que garanta aprendizado dos alunos. Apresenta como metodologia uma abordagem qualitativa, de natureza básica, e classificação exploratória de maneira que foi realizado uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de trabalhos já publicados e disponíveis na internet. Conforme pesquisado algumas práticas educacionais e atitudes podem facilitar e auxiliar no desenvolvimento e aprendizado dos alunos com necessidades educacionais são as seguintes: flexibilização e adaptações curriculares, unidades de apoio na própria escola, acompanhamentos especializados, implementação prática das políticas educativas e atendimento individualizado todos esses aspectos podem ser executados pelo profissional de educação e garantir aprendizado e desenvolvimento. O autismo e a síndrome de Asperger são os mais conhecidos entre os transtornos do desenvolvimento. O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma síndrome neurocomportamental que se caracteriza pela presença persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade que também interfere no desenvolvimento do indivíduo, assim como o transtorno bipolar, tais necessidades educacionais garantem ao aluno diagnosticado o direito de acompanhamento escolar com profissional de apoio especializado que trabalhe em conjunto com o professor regente da turma para garantir aprendizagem eficiente e significativa ao aluno. Conclui- se que não existe um padrão para seguir, mas sim possibilidade variada de trabalhar didáticas metodológicas inclusivas que atenda a necessidade individual de cada aluno.
Abstract: The present research on the possibilities of inclusive educational practices for education in the early years of elementary school that can be worked on by teachers and education professionals in order to make classes accessible to all, has the general objective of analyzing inclusive educational practices that guarantee the learning of students. It presents as methodology a qualitative approach, of a basic nature, and exploratory classification so that a bibliographic research was carried out, with a survey of works already published and available on the internet. As researched, some educational practices and attitudes that can facilitate and assist in the development and learning of students with educational needs are the following: flexibility and curricular adaptations, support units in the school itself, specialized monitoring, practical implementation of educational policies and individualized care, all these aspects can be performed by the education professional and ensure learning and development. Autism and Asperger's syndrome are the most well-known of the developmental disorders. Attention deficit hyperactivity disorder is a neurobehavioral syndrome that is characterized by the persistent presence of inattention, hyperactivity and impulsivity that also interferes with the development of the individual, as well as bipolar disorder, such educational needs guarantee the diagnosed student the right to school monitoring with a specialized support professional who works together with the class teacher to ensure efficient and meaningful learning for the student. It is concluded that there is no standard to follow, but rather a varied possibility of working inclusive methodological didactics that meet the individual needs of each student.
Palavras-chave: Inclusão. Necessidade educacional. Didáticas inclusiva
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3017
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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