Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7397911787609992pt_BR
dc.creatorNascimento, Julyete Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9370726534093064pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T17:22:09Z-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2022-11-16T17:22:09Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3017-
dc.description.abstractThe present research on the possibilities of inclusive educational practices for education in the early years of elementary school that can be worked on by teachers and education professionals in order to make classes accessible to all, has the general objective of analyzing inclusive educational practices that guarantee the learning of students. It presents as methodology a qualitative approach, of a basic nature, and exploratory classification so that a bibliographic research was carried out, with a survey of works already published and available on the internet. As researched, some educational practices and attitudes that can facilitate and assist in the development and learning of students with educational needs are the following: flexibility and curricular adaptations, support units in the school itself, specialized monitoring, practical implementation of educational policies and individualized care, all these aspects can be performed by the education professional and ensure learning and development. Autism and Asperger's syndrome are the most well-known of the developmental disorders. Attention deficit hyperactivity disorder is a neurobehavioral syndrome that is characterized by the persistent presence of inattention, hyperactivity and impulsivity that also interferes with the development of the individual, as well as bipolar disorder, such educational needs guarantee the diagnosed student the right to school monitoring with a specialized support professional who works together with the class teacher to ensure efficient and meaningful learning for the student. It is concluded that there is no standard to follow, but rather a varied possibility of working inclusive methodological didactics that meet the individual needs of each student.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa sobre possibilidades de práticas educativas inclusivas para a educação nos anos iniciais do ensino fundamental que poderão ser trabalhadas pelos professores e profissionais da educação afim de tornar as aulas acessíveis a todos, tem como objetivo geral analisar as práticas educativas inclusivas que garanta aprendizado dos alunos. Apresenta como metodologia uma abordagem qualitativa, de natureza básica, e classificação exploratória de maneira que foi realizado uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de trabalhos já publicados e disponíveis na internet. Conforme pesquisado algumas práticas educacionais e atitudes podem facilitar e auxiliar no desenvolvimento e aprendizado dos alunos com necessidades educacionais são as seguintes: flexibilização e adaptações curriculares, unidades de apoio na própria escola, acompanhamentos especializados, implementação prática das políticas educativas e atendimento individualizado todos esses aspectos podem ser executados pelo profissional de educação e garantir aprendizado e desenvolvimento. O autismo e a síndrome de Asperger são os mais conhecidos entre os transtornos do desenvolvimento. O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma síndrome neurocomportamental que se caracteriza pela presença persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade que também interfere no desenvolvimento do indivíduo, assim como o transtorno bipolar, tais necessidades educacionais garantem ao aluno diagnosticado o direito de acompanhamento escolar com profissional de apoio especializado que trabalhe em conjunto com o professor regente da turma para garantir aprendizagem eficiente e significativa ao aluno. Conclui- se que não existe um padrão para seguir, mas sim possibilidade variada de trabalhar didáticas metodológicas inclusivas que atenda a necessidade individual de cada aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Julyete Miranda Nascimento (julyete.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T21:06:50Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf: 551729 bytes, checksum: 698351985a60e428bf3c94fb21537ce2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br), reason: Trabalho rejeitado devido a ausência do termo de autorização. on 2022-11-11T14:12:42Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Julyete Miranda Nascimento (julyete.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T19:31:36Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf: 1149106 bytes, checksum: 5798fc4101f9bedccaf45b6f5ec4224f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada JULYETE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-11-12T00:29:05Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Julyete Miranda Nascimento (julyete.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T17:09:57Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf: 1149106 bytes, checksum: 5798fc4101f9bedccaf45b6f5ec4224f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T17:21:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf: 1149106 bytes, checksum: 5798fc4101f9bedccaf45b6f5ec4224f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T17:21:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf: 1149106 bytes, checksum: 5798fc4101f9bedccaf45b6f5ec4224f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T17:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf: 1149106 bytes, checksum: 5798fc4101f9bedccaf45b6f5ec4224f (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão. Necessidade educacional. Didáticas inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titlePOSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS PARA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Julyete Miranda.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.