Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3015
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO EM MATEMÁTICA |
Autor(es): | Freitas, Mayara Aguiar |
Primeiro Orientador: | Xavir, Priscila Branquinho |
Primeiro Membro da Banca: | Cunha, Andre Luiz Araújo |
Segundo Membro da Banca: | Bernardes Borges da Cunha, Mariana |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da alfabetização e o letramento na matemática. A matemática é imprescindível, fundamental e necessária nas atividades do dia a dia das pessoas. Assim, é relevante destacar a importância a matemática para o desenvolvimento de habilidades básicas como contar, medir. A importância desse trabalho se justifica pela abrangência do PNAIC que é um programa do Ministério da Educação (MEC) que conta com a participação articulada entre Governo Federal, governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, dispostos a mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores e das escolas;Assim visa em oportunizar aos professores o conhecimento e suporte a ferramentas facilitadoras no ensino-aprendizagem de qualidade na alfabetização e letramento na matemática para os educandos, constituindo-se nos Direitos da Aprendizagem. Letrar é função de todos os professores, o letramento representa, portanto, o aperfeiçoamento nesse processo de ensino e aprendizagem sobre a leitura e a escrita, onde a transformação e a diferenciação no uso dos instrumentos mediadores fazem com que facilite e traga as possibilidades para o educando. |
Abstract: | The present work aims to discuss the importance of literacy and literacy in mathematics. Mathematics is essential, fundamental and necessary in people's day-to-day activities. Thus, it is relevant to highlight the importance of mathematics for the development of basic skills such as counting and measuring. The importance of this work is justified by the scope of the PNAIC, which is a program of the Ministry of Education (MEC) that counts on the articulated participation between the Federal Government, state and municipal governments and the Federal District, willing to mobilize efforts and resources in the valorization of teachers. and schools; Thus, it aims to provide teachers with knowledge and support for tools that facilitate quality teaching-learning in literacy and literacy in mathematics for students, constituting the Learning Rights. Lettering is a function of all teachers, literacy represents, therefore, the improvement in this process of teaching and learning about reading and writing, where the transformation and differentiation in the use of mediating instruments make it easier and bring the possibilities for the teaching. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Educação e lúdico Formação de professores |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3015 |
Data do documento: | 25-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC.pdf | 472,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE CIÊNCIA Mayara (1).pdf | 380,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Mayara.pdf | 249,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.