Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3015
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO EM MATEMÁTICA
Autor(es): Freitas, Mayara Aguiar
Primeiro Orientador: Xavir, Priscila Branquinho
Primeiro Membro da Banca: Cunha, Andre Luiz Araújo
Segundo Membro da Banca: Bernardes Borges da Cunha, Mariana
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da alfabetização e o letramento na matemática. A matemática é imprescindível, fundamental e necessária nas atividades do dia a dia das pessoas. Assim, é relevante destacar a importância a matemática para o desenvolvimento de habilidades básicas como contar, medir. A importância desse trabalho se justifica pela abrangência do PNAIC que é um programa do Ministério da Educação (MEC) que conta com a participação articulada entre Governo Federal, governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, dispostos a mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores e das escolas;Assim visa em oportunizar aos professores o conhecimento e suporte a ferramentas facilitadoras no ensino-aprendizagem de qualidade na alfabetização e letramento na matemática para os educandos, constituindo-se nos Direitos da Aprendizagem. Letrar é função de todos os professores, o letramento representa, portanto, o aperfeiçoamento nesse processo de ensino e aprendizagem sobre a leitura e a escrita, onde a transformação e a diferenciação no uso dos instrumentos mediadores fazem com que facilite e traga as possibilidades para o educando.
Abstract: The present work aims to discuss the importance of literacy and literacy in mathematics. Mathematics is essential, fundamental and necessary in people's day-to-day activities. Thus, it is relevant to highlight the importance of mathematics for the development of basic skills such as counting and measuring. The importance of this work is justified by the scope of the PNAIC, which is a program of the Ministry of Education (MEC) that counts on the articulated participation between the Federal Government, state and municipal governments and the Federal District, willing to mobilize efforts and resources in the valorization of teachers. and schools; Thus, it aims to provide teachers with knowledge and support for tools that facilitate quality teaching-learning in literacy and literacy in mathematics for students, constituting the Learning Rights. Lettering is a function of all teachers, literacy represents, therefore, the improvement in this process of teaching and learning about reading and writing, where the transformation and differentiation in the use of mediating instruments make it easier and bring the possibilities for the teaching.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Educação e lúdico
Formação de professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3015
Data do documento: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC.pdf472,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE CIÊNCIA Mayara (1).pdf380,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Mayara.pdf249,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.