Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3014
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: FRACASSO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICA ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Other Titles: School Failure: a theoretical approach to learning disabilities
metadata.dc.creator: Silva, Wanessa Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Priscila Branquinho
metadata.dc.contributor.advisor2: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Aline Mota de Mesquita
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma discussão acerca do fracasso escolar. Esse estudo que buscou analisar, ainda, o que se entende por dificuldade de aprendizagem, bem como sobre desenvolvimento humano, para a partir de então, identificar as principais causas e as consequências desse fenômeno tão danoso às pessoas que são atingidas por ele, diferenciar, ainda, distúrbios de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem no contexto educacional. No decorrer da pesquisa qualitativa, bibliográfica, verificou-se que são vários os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, ocasionando a reprovação, a evasão, ou mesmo uma aprendizagem com aquisição de conhecimentos abaixo do esperado para o nível de cada série, conforme preconiza os documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizando esta pesquisa foi possível investigar os problemas da dificuldade na aprendizagem educacional dos alunos, o que pode ter causado, e os caminhos que podem direcionar a solucioná-los. Esse estudo propõe tentativas para amenisar as dificuldades e evasão nas escolas, e traz soluções como aulas de reforço para os alunos com mais dificuldades, planejamentos interativos, passeios com objetivos pedagógicos, trazendo uma forma de tentar amenizar as dificuldades encontradas e permitir ao aluno que consiga alcançar o nivel de aprendizagem dos demais alunos. Diante dessa realidade, ficou evidente a necessidade da efetivação de políticas públicas educacionais, que funcionam de fato e revertam esse quadro, para que todos os alunos tenham acesso e permanência a uma educação de qualidade, que os atendam de acordo com sua realidade independentemente de suas dificuldades de aprendizagem, assim, como de Direito de todos. Palavras-chave: Fracasso Escolar; Dificuldade de Aprendizagem; Escola.
Abstract: The present article aims to propose a discussion about school failure. This study sought to analyze what is understood as learning difficulty, as well as what is understood as human about human development, and from then on, to identify the main causes and consequences of this This study sought to analyze what is understood by learning disabilities and human development, and then identify the main causes and consequences of this phenomenon that is so damaging to people who are affected by it, learning disabilities and learning difficulties in the educational context. During the the qualitative, bibliographic research, it was found that there are several factors that interfere with the the teaching-learning process, causing failure, dropout, or even a learning with knowledge acquisition below expectations. In the end, the learning process is based on the acquisition of knowledge below the expected for each grade level, as recommended by the guiding documents, such as the Common National Curricular Base (BNCC). (BNCC). By conducting this research it was possible to investigate the problems of difficulty in educational learning of students, what may have caused it, and the ways that can direct them to solve them. This study proposes attempts to mitigate the difficulties and dropout in schools, and brings solutions such as tutoring for students with more difficulties, interactive interactive planning, field trips with pedagogical goals, bringing a way to try to mitigate the difficulties the difficulties encountered and allow the student to reach the same level of learning as other students. learning level of the other students. Facing this reality, it is evident the need for of public educational policies that actually work and reverse this situation, so that all students have access and remain in school. that all students have access and permanence to a quality education that serves them according to their reality according to their reality, regardless of their learning difficulties, as a right for all. Keywords: School Failure; Learning Difficulty; School. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
Keywords: Fracasso Escolar
Dificuldade de Aprendizagem
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3014
Issue Date: 27-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final (2).pdf331,08 kBAdobe PDFView/Open
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Wanessa.pdf258,82 kBAdobe PDFView/Open
Termo Wanessa Pires (1).pdf1,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.