Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/758068655321928pt_BR
dc.contributor.advisor2Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.referee2Assis, Aline Mota de Mesquita-
dc.creatorSilva, Wanessa Pires-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B56520BBDC08518B46ED42BFF0BAB84B#pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T16:14:40Z-
dc.date.available2022-11-16T16:14:40Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3014-
dc.description.abstractThe present article aims to propose a discussion about school failure. This study sought to analyze what is understood as learning difficulty, as well as what is understood as human about human development, and from then on, to identify the main causes and consequences of this This study sought to analyze what is understood by learning disabilities and human development, and then identify the main causes and consequences of this phenomenon that is so damaging to people who are affected by it, learning disabilities and learning difficulties in the educational context. During the the qualitative, bibliographic research, it was found that there are several factors that interfere with the the teaching-learning process, causing failure, dropout, or even a learning with knowledge acquisition below expectations. In the end, the learning process is based on the acquisition of knowledge below the expected for each grade level, as recommended by the guiding documents, such as the Common National Curricular Base (BNCC). (BNCC). By conducting this research it was possible to investigate the problems of difficulty in educational learning of students, what may have caused it, and the ways that can direct them to solve them. This study proposes attempts to mitigate the difficulties and dropout in schools, and brings solutions such as tutoring for students with more difficulties, interactive interactive planning, field trips with pedagogical goals, bringing a way to try to mitigate the difficulties the difficulties encountered and allow the student to reach the same level of learning as other students. learning level of the other students. Facing this reality, it is evident the need for of public educational policies that actually work and reverse this situation, so that all students have access and remain in school. that all students have access and permanence to a quality education that serves them according to their reality according to their reality, regardless of their learning difficulties, as a right for all. Keywords: School Failure; Learning Difficulty; School. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo propor uma discussão acerca do fracasso escolar. Esse estudo que buscou analisar, ainda, o que se entende por dificuldade de aprendizagem, bem como sobre desenvolvimento humano, para a partir de então, identificar as principais causas e as consequências desse fenômeno tão danoso às pessoas que são atingidas por ele, diferenciar, ainda, distúrbios de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem no contexto educacional. No decorrer da pesquisa qualitativa, bibliográfica, verificou-se que são vários os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, ocasionando a reprovação, a evasão, ou mesmo uma aprendizagem com aquisição de conhecimentos abaixo do esperado para o nível de cada série, conforme preconiza os documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizando esta pesquisa foi possível investigar os problemas da dificuldade na aprendizagem educacional dos alunos, o que pode ter causado, e os caminhos que podem direcionar a solucioná-los. Esse estudo propõe tentativas para amenisar as dificuldades e evasão nas escolas, e traz soluções como aulas de reforço para os alunos com mais dificuldades, planejamentos interativos, passeios com objetivos pedagógicos, trazendo uma forma de tentar amenizar as dificuldades encontradas e permitir ao aluno que consiga alcançar o nivel de aprendizagem dos demais alunos. Diante dessa realidade, ficou evidente a necessidade da efetivação de políticas públicas educacionais, que funcionam de fato e revertam esse quadro, para que todos os alunos tenham acesso e permanência a uma educação de qualidade, que os atendam de acordo com sua realidade independentemente de suas dificuldades de aprendizagem, assim, como de Direito de todos. Palavras-chave: Fracasso Escolar; Dificuldade de Aprendizagem; Escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wanessa Pires Silva (wanessa.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T16:41:47Z No. of bitstreams: 5 Artigo Final (2).pdf: 339028 bytes, checksum: 6a7b5e20f5381303347c1eb07b67908a (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Wanessa.pdf: 265027 bytes, checksum: f524598c2b1d808cc24955cca1ccf570 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Wanessa.pdf: 222047 bytes, checksum: 00813328d2c272b6ee149499e17cb740 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Wanessa1.pdf: 242489 bytes, checksum: fc2136f7f2cf1a22f67c7d6a684e5a17 (MD5) Termo Wanessa Pires (1).pdf: 1674239 bytes, checksum: 4da7f8b89fa9e4341dce73c3bf460cb8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T16:14:25Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Artigo Final (2).pdf: 339028 bytes, checksum: 6a7b5e20f5381303347c1eb07b67908a (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Wanessa.pdf: 265027 bytes, checksum: f524598c2b1d808cc24955cca1ccf570 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Wanessa.pdf: 222047 bytes, checksum: 00813328d2c272b6ee149499e17cb740 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Wanessa1.pdf: 242489 bytes, checksum: fc2136f7f2cf1a22f67c7d6a684e5a17 (MD5) Termo Wanessa Pires (1).pdf: 1674239 bytes, checksum: 4da7f8b89fa9e4341dce73c3bf460cb8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T16:14:33Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Artigo Final (2).pdf: 339028 bytes, checksum: 6a7b5e20f5381303347c1eb07b67908a (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Wanessa.pdf: 265027 bytes, checksum: f524598c2b1d808cc24955cca1ccf570 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Wanessa.pdf: 222047 bytes, checksum: 00813328d2c272b6ee149499e17cb740 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Wanessa1.pdf: 242489 bytes, checksum: fc2136f7f2cf1a22f67c7d6a684e5a17 (MD5) Termo Wanessa Pires (1).pdf: 1674239 bytes, checksum: 4da7f8b89fa9e4341dce73c3bf460cb8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T16:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Artigo Final (2).pdf: 339028 bytes, checksum: 6a7b5e20f5381303347c1eb07b67908a (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Wanessa.pdf: 265027 bytes, checksum: f524598c2b1d808cc24955cca1ccf570 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Wanessa.pdf: 222047 bytes, checksum: 00813328d2c272b6ee149499e17cb740 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Wanessa1.pdf: 242489 bytes, checksum: fc2136f7f2cf1a22f67c7d6a684e5a17 (MD5) Termo Wanessa Pires (1).pdf: 1674239 bytes, checksum: 4da7f8b89fa9e4341dce73c3bf460cb8 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.subjectDificuldade de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleFRACASSO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICA ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.title.alternativeSchool Failure: a theoretical approach to learning disabilitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final (2).pdf331,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Wanessa.pdf258,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Wanessa Pires (1).pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.