Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3013
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Peixoto, Rosana da Silva |
Primeiro Orientador: | Xavier, Priscila Branquinho |
Primeiro Membro da Banca: | Cunha, André Luiz Araújo |
Segundo Membro da Banca: | Mesquita, Aline Mota de |
Resumo: | O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é uma disfunção em área do córtex cerebral, ocasionando dificuldades relacionadas à concentração, memória, hiperatividade e impulsividade. Na escola a criança com TDAH, ainda sofre inúmeros prejulgamentos que as definem como mal-educadas, indisciplinadas e pouco inteligentes. O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de crianças em sala de aula bem como o papel do professor frente ao processo de inclusão. Nesse sentido, buscou-se com a pesquisa bibliográfica qualitativa estudar acerca das dificuldades enfrentadas por alunos com TDAH frente ao processo de inclusão escolar. A questão norteadora da pesquisa é: Quais os problemas encontrados ao “incluir” crianças com diagnóstico de TDAH em uma sala de aula? O referencial teórico foi desenvolvido com base em: MACHADO (2007). MANTOAN (2006) e outros autores. O método utilizado foi analise e leituras de textos e artigos relacionados ao tema. Onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos portadores do TDAH, frente ao processo de inclusão escolar. |
Abstract: | ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) is a dysfunction in the area of the cerebral cortex, causing difficulties related to concentration, memory, hyperactivity and impulsivity. In school, the child with ADHD still suffers numerous prejudgments that define them as ill-educated, undisciplined and unintelligent. This article aims to analyze the inclusion of children in the classroom as well as the role of the teacher in the face of the inclusion process. In this sense, we sought qualitative bibliographic research to study the difficulties faced by students with ADHD in the process of school inclusion. The main question of the research is: What problems are encountered when "including" children diagnosed with ADHD in a classroom? The theoretical framework was developed based on: MACHADO (2007). MANTOAN (2006) and other authors. The method used was analysis and reading of texts and articles related to the theme. Where the research. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva TDAH Formação de professores |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3013 |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Rosana da Silva Peixoto.pdf | Artigo | 282,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Rosana da Silva Peixoto.pdf | Ata de defesa | 253,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Rosana da Silva Peixoto.pdf | Termo | 248,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.