Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.referee2Mesquita, Aline Mota de-
dc.creatorPeixoto, Rosana da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1281867206036222pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T15:44:46Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-16T15:44:46Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3013-
dc.description.abstractADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) is a dysfunction in the area of the cerebral cortex, causing difficulties related to concentration, memory, hyperactivity and impulsivity. In school, the child with ADHD still suffers numerous prejudgments that define them as ill-educated, undisciplined and unintelligent. This article aims to analyze the inclusion of children in the classroom as well as the role of the teacher in the face of the inclusion process. In this sense, we sought qualitative bibliographic research to study the difficulties faced by students with ADHD in the process of school inclusion. The main question of the research is: What problems are encountered when "including" children diagnosed with ADHD in a classroom? The theoretical framework was developed based on: MACHADO (2007). MANTOAN (2006) and other authors. The method used was analysis and reading of texts and articles related to the theme. Where the research.pt_BR
dc.description.resumoO TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é uma disfunção em área do córtex cerebral, ocasionando dificuldades relacionadas à concentração, memória, hiperatividade e impulsividade. Na escola a criança com TDAH, ainda sofre inúmeros prejulgamentos que as definem como mal-educadas, indisciplinadas e pouco inteligentes. O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de crianças em sala de aula bem como o papel do professor frente ao processo de inclusão. Nesse sentido, buscou-se com a pesquisa bibliográfica qualitativa estudar acerca das dificuldades enfrentadas por alunos com TDAH frente ao processo de inclusão escolar. A questão norteadora da pesquisa é: Quais os problemas encontrados ao “incluir” crianças com diagnóstico de TDAH em uma sala de aula? O referencial teórico foi desenvolvido com base em: MACHADO (2007). MANTOAN (2006) e outros autores. O método utilizado foi analise e leituras de textos e artigos relacionados ao tema. Onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos portadores do TDAH, frente ao processo de inclusão escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana da Silva Peixoto (rosana.peixoto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T14:31:39Z No. of bitstreams: 4 artigo_Rosana da Silva Peixoto.pdf: 289096 bytes, checksum: fae9a129392564086d74775ecc1549c8 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosana.pdf: 260015 bytes, checksum: 82df286fb6c8956a834426f85917ce6c (MD5) Termo-Rosana 11-07-2022 08.50 (1).pdf: 253973 bytes, checksum: 30bfcbeff4da09bee841d97cfbffa731 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosana.pdf: 220671 bytes, checksum: d4a33b62e434b27d50f60d4e92d0b6b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T15:42:22Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo_Rosana da Silva Peixoto.pdf: 289096 bytes, checksum: fae9a129392564086d74775ecc1549c8 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosana.pdf: 260015 bytes, checksum: 82df286fb6c8956a834426f85917ce6c (MD5) Termo-Rosana 11-07-2022 08.50 (1).pdf: 253973 bytes, checksum: 30bfcbeff4da09bee841d97cfbffa731 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosana.pdf: 220671 bytes, checksum: d4a33b62e434b27d50f60d4e92d0b6b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T15:43:19Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo_Rosana da Silva Peixoto.pdf: 289096 bytes, checksum: fae9a129392564086d74775ecc1549c8 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosana.pdf: 260015 bytes, checksum: 82df286fb6c8956a834426f85917ce6c (MD5) Termo-Rosana 11-07-2022 08.50 (1).pdf: 253973 bytes, checksum: 30bfcbeff4da09bee841d97cfbffa731 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosana.pdf: 220671 bytes, checksum: d4a33b62e434b27d50f60d4e92d0b6b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T15:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 4 artigo_Rosana da Silva Peixoto.pdf: 289096 bytes, checksum: fae9a129392564086d74775ecc1549c8 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosana.pdf: 260015 bytes, checksum: 82df286fb6c8956a834426f85917ce6c (MD5) Termo-Rosana 11-07-2022 08.50 (1).pdf: 253973 bytes, checksum: 30bfcbeff4da09bee841d97cfbffa731 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosana.pdf: 220671 bytes, checksum: d4a33b62e434b27d50f60d4e92d0b6b5 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Rosana da Silva Peixoto.pdfArtigo282,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Rosana da Silva Peixoto.pdfAta de defesa253,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Rosana da Silva Peixoto.pdfTermo248,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.