Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3012
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE DA OBRA MUNDO AZUL DE ROMILDA FERREIRA
Autor(es): Santos, Eliene Moraes
Primeiro Orientador: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
Primeiro Membro da Banca: Lima, Samara Gonçalves
Segundo Membro da Banca: Silva, Sidney de Souza
Resumo: Diante do tema sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as características da pessoa autista, chama a atenção a representação da criança autista na literatura infantil. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar a representação da criança autista no livro Mundo Azul de Romilda Ferreira. Além disso, buscou-se discorrer sobre a importância da literatura infantil na aprendizagem, bem como a inclusão escolar da criança autista e seus desafios. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, tendo em vista que foram utilizados os recursos de pesquisa bibliográfica. Como resultados verificou-se que a obra retrata a vida de uma criança autista e seu encontro com a música como forma de acolhimento e expressão de seus sentimentos. Identificou-se ainda que faltam normas e legislação específicas voltadas para práticas educacionais dedicadas para a criança autista.
Abstract: Faced with the theme of Autistic Spectrum Disorder (ASD), as well as the characteristics of the autistic person, the representation of the autistic child in children's literature calls attention. Therefore, this research sought to analyze the representation of the autistic child in the book Mundo Azul by Romilda Ferreira. In addition, we sought to discuss the importance of children's literature in learning, as well as the school inclusion of autistic children and their challenges. The methodology used was descriptive and exploratory, considering that the resources of bibliographic research were used. As a result, it was found that the work portrays the life of an autistic child and his encounter with music as a way of welcoming and expressing his feelings. It was also identified that there is a lack of specific norms and legislation aimed at educational practices dedicated to the autistic child.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Transtorno do Espectro Autista
Educação Inclusiva
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3012
Data do documento: 5-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliene repositório.pdf872,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.