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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
Autor(es): Santos, Marina Pereira
Primeiro Orientador: Lopes, Carlos André Nunes
Primeiro Membro da Banca: Vinhal, Jóice Macedo
Segundo Membro da Banca: Cassimiro, Geisiel Antônio de Moraes
Resumo: A educação inclusiva tem como premissa a igualdade de oportunidades e a compreensão da diferença humana e, como tal, leva em consideração a diversidade, social, cultural, intelectual, física e sensorial dos seres humanos. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares é obrigatória e tem gerado muita discussão, pois o fato de alunos com deficiência serem aceitos não significa que a inclusão realmente exista. Por isso o objetivo do trabalho foi analisar se os alunos com deficiência estão tendo os direitos garantidos de forma a fazer com que toda criança possua meio de acesso a esse direito, então realizou-se uma contextualização da educação inclusiva no Brasil com os marcos históricos, uma apresentação da inserção da inclusão nos contextos educacionais e descrito o público-alvo e suas particularidades, mostrando o acolhimento para incluir nos anos iniciais. A metodologia utilizada para o embasamento do trabalho foi uma análise bibliográfica com pesquisas em documentos oficiais e artigos acadêmicos que discorriam sobre educação inclusiva. Os resultados principais percebidos com o estudo foi que toda criança tem o direito de estar e aprender na escola. Portanto é necessário que se crie adaptações para os cursos quando for necessário para garantir o engajamento e o aprendizado. Ou seja, se todos são diferentes, é preciso diversificar e diferenciar ao mesmo tempo, propondo estratégias de ensino com diversas e potencialmente adequadas para grupos heterogêneos, propondo diferenciação em termos de desafios e dando suporte quando necessário para garantir igualdade de oportunidades na aprendizagem.
Abstract: Inclusive education is premised on equal opportunities and an understanding of human difference, and as such, takes into account the social, cultural, intellectual, physical, and sensory diversity of human beings. The inclusion of students with disabilities in regular schools is mandatory and has generated much discussion, because the fact that students with disabilities are accepted does not mean that inclusion really exists. Therefore, the aim of this work was to analyze whether students with disabilities are having their rights guaranteed in such a way as to ensure that every child has a means of accessing this right. Thus, a contextualization of inclusive education in Brazil with the historical milestones was performed, a presentation of the inclusion in the educational contexts and a description of the target audience and its particularities, showing how to include it in the early years. The methodology used to support the work was a bibliographic analysis with research in official documents and academic articles about inclusive education. The main results of this study were that every child has the right to be in school and learn. Therefore, it is necessary to create adaptations for the courses when necessary to guarantee engagement and learning. That is, if everyone is different, it is necessary to diversify and differentiate at the same time, proposing teaching strategies with diverse and potentially suitable for heterogeneous groups, proposing differentiation in terms of challenges, and providing support when necessary to ensure equal opportunities in learning.
Palavras-chave: Direitos garantidos
Educação inclusiva
Inclusão
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Cristalina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3011
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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