Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Carlos André Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9066431955491220pt_BR
dc.contributor.referee1Vinhal, Jóice Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357692231462054pt_BR
dc.contributor.referee2Cassimiro, Geisiel Antônio de Moraes-
dc.creatorSantos, Marina Pereira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2761309063548268pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T15:35:46Z-
dc.date.available2022-11-20-
dc.date.available2022-11-16T15:35:46Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3011-
dc.description.abstractInclusive education is premised on equal opportunities and an understanding of human difference, and as such, takes into account the social, cultural, intellectual, physical, and sensory diversity of human beings. The inclusion of students with disabilities in regular schools is mandatory and has generated much discussion, because the fact that students with disabilities are accepted does not mean that inclusion really exists. Therefore, the aim of this work was to analyze whether students with disabilities are having their rights guaranteed in such a way as to ensure that every child has a means of accessing this right. Thus, a contextualization of inclusive education in Brazil with the historical milestones was performed, a presentation of the inclusion in the educational contexts and a description of the target audience and its particularities, showing how to include it in the early years. The methodology used to support the work was a bibliographic analysis with research in official documents and academic articles about inclusive education. The main results of this study were that every child has the right to be in school and learn. Therefore, it is necessary to create adaptations for the courses when necessary to guarantee engagement and learning. That is, if everyone is different, it is necessary to diversify and differentiate at the same time, proposing teaching strategies with diverse and potentially suitable for heterogeneous groups, proposing differentiation in terms of challenges, and providing support when necessary to ensure equal opportunities in learning.pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva tem como premissa a igualdade de oportunidades e a compreensão da diferença humana e, como tal, leva em consideração a diversidade, social, cultural, intelectual, física e sensorial dos seres humanos. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares é obrigatória e tem gerado muita discussão, pois o fato de alunos com deficiência serem aceitos não significa que a inclusão realmente exista. Por isso o objetivo do trabalho foi analisar se os alunos com deficiência estão tendo os direitos garantidos de forma a fazer com que toda criança possua meio de acesso a esse direito, então realizou-se uma contextualização da educação inclusiva no Brasil com os marcos históricos, uma apresentação da inserção da inclusão nos contextos educacionais e descrito o público-alvo e suas particularidades, mostrando o acolhimento para incluir nos anos iniciais. A metodologia utilizada para o embasamento do trabalho foi uma análise bibliográfica com pesquisas em documentos oficiais e artigos acadêmicos que discorriam sobre educação inclusiva. Os resultados principais percebidos com o estudo foi que toda criança tem o direito de estar e aprender na escola. Portanto é necessário que se crie adaptações para os cursos quando for necessário para garantir o engajamento e o aprendizado. Ou seja, se todos são diferentes, é preciso diversificar e diferenciar ao mesmo tempo, propondo estratégias de ensino com diversas e potencialmente adequadas para grupos heterogêneos, propondo diferenciação em termos de desafios e dando suporte quando necessário para garantir igualdade de oportunidades na aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marina Pereira Santos (marina.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T13:37:51Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico- MARINA PEREIRA SANTOS.pdf: 212636 bytes, checksum: 1e8261fefdffa5b4db2904440b66bd04 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso (10)( MARINA).pdf: 610452 bytes, checksum: 0e7ea6d4f5f9131c74979c6c796bbc6d (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_MODELO (1) (Assinada).pdf: 432351 bytes, checksum: 0bc57630825f4d18e9c450a050869fb5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T15:33:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico- MARINA PEREIRA SANTOS.pdf: 212636 bytes, checksum: 1e8261fefdffa5b4db2904440b66bd04 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso (10)( MARINA).pdf: 610452 bytes, checksum: 0e7ea6d4f5f9131c74979c6c796bbc6d (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_MODELO (1) (Assinada).pdf: 432351 bytes, checksum: 0bc57630825f4d18e9c450a050869fb5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T15:35:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico- MARINA PEREIRA SANTOS.pdf: 212636 bytes, checksum: 1e8261fefdffa5b4db2904440b66bd04 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso (10)( MARINA).pdf: 610452 bytes, checksum: 0e7ea6d4f5f9131c74979c6c796bbc6d (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_MODELO (1) (Assinada).pdf: 432351 bytes, checksum: 0bc57630825f4d18e9c450a050869fb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T15:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Científico- MARINA PEREIRA SANTOS.pdf: 212636 bytes, checksum: 1e8261fefdffa5b4db2904440b66bd04 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso (10)( MARINA).pdf: 610452 bytes, checksum: 0e7ea6d4f5f9131c74979c6c796bbc6d (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_MODELO (1) (Assinada).pdf: 432351 bytes, checksum: 0bc57630825f4d18e9c450a050869fb5 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2006. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2022. BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2022. BRASIL. Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 16 maio 2022. BUENO, José Geraldo Silveira. A produção social da identidade do anormal. In: Freitas, M. C. (org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 1997. p. 159-182. CAMARGO, L. F. SOFFA, M. M. MARKOWICZ, D. Perspectivas sobre a educação inclusiva: um desafio possível. Revista EDUCERE, 2017. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23527_11750.pdf>. Acesso em: 02 maio 2022. FEAC. Fundação. BNCC caminha para garantir direitos de aprendizagem e desenvolvimento na primeira infância. Disponível em: <https://feac.org.br/bncc-caminha-para-garantir-direitos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-e-preve-intencionalidade-do-processo-educativo-na-primeira-infancia/>. Acesso em: 21 abr. 2022. MEC/SECADI. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192#:~:text=O%20princ%C3%ADpio%20fundamental%20desta%20Linha,%2C%20emocionais%2C%20lingu%C3%ADsticas%20ou%20outras.>. Acesso em: 13 maio 2022. MENDES, E. G. Deficiência mental: a construção científica de um conceito e a realidade educacional. Tese de Doutorado em Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1995. UNESCO. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2022. ROPOLI, E. A. MANTOAN, M. T. E. SANTOS, M. T. C. T. MACHADO, R. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - A Escola Comum Inclusiva. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial Universidade Federal do Ceará. Brasília 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7103-fasciculo-1-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 maio 2022. SILVA, Adriana G. O movimento apaeano no Brasil: um estudo documental (1954-1994). Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995. SILVA, L. I. L. HADDAD, F. SILVA, J. J. DUTRA, C. P. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais DEFICIÊNCIA FÍSICA. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Brasília – DF 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2022. SILVA, M. K.; FÉLIX, E. M. L.; GOMES, M. A. G. A inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental: a experiência da escola municipal em tempo integral professor benildo barbosa medeiros. In: VII COLÓQUI INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”. 2014, Aracaju. Anais eletrônicos...Aracaju: UFS, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/>. Acesso em: 08 abr. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos garantidospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico_Marina Pereira Santos.pdfTCC207,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Marina Pereira Santos.pdfATA596,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Marina Pereira Santos.pdfTERMO422,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.