Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3005
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 1º E 2º DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Santos, Sirlene Lima |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Josiane Moreira |
Primeiro Membro da Banca: | Cardoso, Vania Gomes |
Segundo Membro da Banca: | Lima, Ana Paula Ferreira de |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir acerca de evidências científicas no processo de alfabetização e letramento de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O percurso trilhado da metodologia foi de revisão bibliográfica, cujos principais teóricos foram: Lorenzetti; Delizoicov (2001); Montessori (1987); Soares (2020); Ferreiro e Teberosky (1985); Chassot (2003) e Guerra (2015). A proposta da alfabetização baseada em evidências científicas,através de conceitos como literacia e numeracia tem sido bastante difundida no meio educacional por se mostrar eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Em relação ao Letramento Científico, cujas abordagens metodológicas se contextualiza por meio da prática da leitura, possibilita compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Cabe ressaltar, que, a alfabetização deve propiciar não somente a leitura de informações científicas e tecnológicas, mas a interpretação do seu papel social, fundamentado nas mudanças de conteúdos programáticos, bem como os processos metodológicos de avaliação. A partir das reflexões sobre o tema, conclui-se que é possível alfabetizar todos os alunos em um ano letivo, desde que, o professor alfabetizador tenha reconstruído o conhecimento científico sobre como se ensina a ler e a escrever, ressignificando e incorporado os pressupostos teóricos com coerência em sua prática docente. |
Abstract: | This article hás to reflect on scientific evidence in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of Elementary School. The methodology followed was a bibliographic review, whose main theorists were: Santos (2022); Cardoso (2022); Montessori (1987); Soares (2020); Emilia (1985); Vygotsk (1991); Chassot (2003); Guerra (2015). From the reflections on the subject, it is concluded. that it is possible to teach all students to read and write in one school year, since, theliteracy teacher hás reconstructed the scientific knowledge about how to teach reading and writing, resignifying and incorporating the theoretical assumptions. With consistency in your teaching practice. The proposal of literacy based on scientific evidence, through concepts such as literacy and numeracy, hás been widespread in the educational around because it is efficient in theteaching and learning process. In relation to scientific literacy, whose methodological approaches are contextualized, throught the practice of reading, making it possible to understand the relationships between science, technology and society. In this context, scientific literacy expands the function of this education, incorporates the discussion of these values, questions the model of scientific and technological development. It should be noted that literacy should provide not only the reading of scientific and technological information, but the interpretation of its social role, based on changes in program content as well as the methodological processes of evaluation. From the reflections on the subject, it is concluded that it is possible to teach all students to read and write in one school year, provided that the literacy teacher has reconstructed the scientific knowledge about how to teach reading and writing, resignifying and incorporating the theoretical assumptions. with consistency in their teaching practice |
Palavras-chave: | Evidencias Cientificas Alfabetização Ensino Fundamental Letramento |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3005 |
Data do documento: | 22-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Sirlene Lima dos Santos .pdf | 270,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Sirlene Lima dos Santos .pdf | 205,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Sirlene Lima dos Santos .pdf | 221,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.