Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3005
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 1º E 2º DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Santos, Sirlene Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Josiane Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Vania Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Ana Paula Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir acerca de evidências científicas no processo de alfabetização e letramento de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O percurso trilhado da metodologia foi de revisão bibliográfica, cujos principais teóricos foram: Lorenzetti; Delizoicov (2001); Montessori (1987); Soares (2020); Ferreiro e Teberosky (1985); Chassot (2003) e Guerra (2015). A proposta da alfabetização baseada em evidências científicas,através de conceitos como literacia e numeracia tem sido bastante difundida no meio educacional por se mostrar eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Em relação ao Letramento Científico, cujas abordagens metodológicas se contextualiza por meio da prática da leitura, possibilita compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Cabe ressaltar, que, a alfabetização deve propiciar não somente a leitura de informações científicas e tecnológicas, mas a interpretação do seu papel social, fundamentado nas mudanças de conteúdos programáticos, bem como os processos metodológicos de avaliação. A partir das reflexões sobre o tema, conclui-se que é possível alfabetizar todos os alunos em um ano letivo, desde que, o professor alfabetizador tenha reconstruído o conhecimento científico sobre como se ensina a ler e a escrever, ressignificando e incorporado os pressupostos teóricos com coerência em sua prática docente.
Abstract: This article hás to reflect on scientific evidence in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of Elementary School. The methodology followed was a bibliographic review, whose main theorists were: Santos (2022); Cardoso (2022); Montessori (1987); Soares (2020); Emilia (1985); Vygotsk (1991); Chassot (2003); Guerra (2015). From the reflections on the subject, it is concluded. that it is possible to teach all students to read and write in one school year, since, theliteracy teacher hás reconstructed the scientific knowledge about how to teach reading and writing, resignifying and incorporating the theoretical assumptions. With consistency in your teaching practice. The proposal of literacy based on scientific evidence, through concepts such as literacy and numeracy, hás been widespread in the educational around because it is efficient in theteaching and learning process. In relation to scientific literacy, whose methodological approaches are contextualized, throught the practice of reading, making it possible to understand the relationships between science, technology and society. In this context, scientific literacy expands the function of this education, incorporates the discussion of these values, questions the model of scientific and technological development. It should be noted that literacy should provide not only the reading of scientific and technological information, but the interpretation of its social role, based on changes in program content as well as the methodological processes of evaluation. From the reflections on the subject, it is concluded that it is possible to teach all students to read and write in one school year, provided that the literacy teacher has reconstructed the scientific knowledge about how to teach reading and writing, resignifying and incorporating the theoretical assumptions. with consistency in their teaching practice
Keywords: Evidencias Cientificas
Alfabetização
Ensino Fundamental
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3005
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Sirlene Lima dos Santos .pdf270,26 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Sirlene Lima dos Santos .pdf205,5 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Sirlene Lima dos Santos .pdf221,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.