Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Josiane Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lates.cnqq.br/5102187652909256 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Vania Gomes | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Ana Paula Ferreira de | - |
dc.creator | Santos, Sirlene Lima | - |
dc.creator.Lattes | https://lates.cnqq.br/8975813809176903 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T11:47:58Z | - |
dc.date.available | 2022-10-22 | - |
dc.date.available | 2022-11-16T11:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3005 | - |
dc.description.abstract | This article hás to reflect on scientific evidence in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of Elementary School. The methodology followed was a bibliographic review, whose main theorists were: Santos (2022); Cardoso (2022); Montessori (1987); Soares (2020); Emilia (1985); Vygotsk (1991); Chassot (2003); Guerra (2015). From the reflections on the subject, it is concluded. that it is possible to teach all students to read and write in one school year, since, theliteracy teacher hás reconstructed the scientific knowledge about how to teach reading and writing, resignifying and incorporating the theoretical assumptions. With consistency in your teaching practice. The proposal of literacy based on scientific evidence, through concepts such as literacy and numeracy, hás been widespread in the educational around because it is efficient in theteaching and learning process. In relation to scientific literacy, whose methodological approaches are contextualized, throught the practice of reading, making it possible to understand the relationships between science, technology and society. In this context, scientific literacy expands the function of this education, incorporates the discussion of these values, questions the model of scientific and technological development. It should be noted that literacy should provide not only the reading of scientific and technological information, but the interpretation of its social role, based on changes in program content as well as the methodological processes of evaluation. From the reflections on the subject, it is concluded that it is possible to teach all students to read and write in one school year, provided that the literacy teacher has reconstructed the scientific knowledge about how to teach reading and writing, resignifying and incorporating the theoretical assumptions. with consistency in their teaching practice | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo refletir acerca de evidências científicas no processo de alfabetização e letramento de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O percurso trilhado da metodologia foi de revisão bibliográfica, cujos principais teóricos foram: Lorenzetti; Delizoicov (2001); Montessori (1987); Soares (2020); Ferreiro e Teberosky (1985); Chassot (2003) e Guerra (2015). A proposta da alfabetização baseada em evidências científicas,através de conceitos como literacia e numeracia tem sido bastante difundida no meio educacional por se mostrar eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Em relação ao Letramento Científico, cujas abordagens metodológicas se contextualiza por meio da prática da leitura, possibilita compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Cabe ressaltar, que, a alfabetização deve propiciar não somente a leitura de informações científicas e tecnológicas, mas a interpretação do seu papel social, fundamentado nas mudanças de conteúdos programáticos, bem como os processos metodológicos de avaliação. A partir das reflexões sobre o tema, conclui-se que é possível alfabetizar todos os alunos em um ano letivo, desde que, o professor alfabetizador tenha reconstruído o conhecimento científico sobre como se ensina a ler e a escrever, ressignificando e incorporado os pressupostos teóricos com coerência em sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sirlene Lima dos Santos (sirlene.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-13T19:37:41Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINAL SIRLENE.pdf: 276750 bytes, checksum: ff19e1f3ec8811997e1f57b1689fe35b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ELIANE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: Favor submeter o trabalho na coleção correta e no formato correto. Você submeteu seu trabalho em formato de artigo de periódico, porém seu trabalho é artigo científico na modalidade de trabalho de conclusão de curso (TCC). Portanto refaça a submissão inserindo como Trabalho de Conclusão de Curso e o insira na coleção correta, ou seja, na Coleção Licenciatura em Pedagogia. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Informamos que as submissões realizadas em duplicidade sejam excluídas da plataforma. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-14T20:01:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sirlene Lima dos Santos (sirlene.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T20:48:48Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINAL SIRLENE.pdf: 276750 bytes, checksum: ff19e1f3ec8811997e1f57b1689fe35b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada SIRLENE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-15T01:38:51Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sirlene Lima dos Santos (sirlene.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T13:05:06Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO- SIRLENE LIMA.pdf: 276750 bytes, checksum: ff19e1f3ec8811997e1f57b1689fe35b (MD5) SIRLENE LIMA DOS SANTOS - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 210436 bytes, checksum: d886c738532028b5bc563157fcfd4ff1 (MD5) TCAE.pdf: 226839 bytes, checksum: 5427ce78a57fe0544b4720292289aacd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T11:47:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO- SIRLENE LIMA.pdf: 276750 bytes, checksum: ff19e1f3ec8811997e1f57b1689fe35b (MD5) SIRLENE LIMA DOS SANTOS - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 210436 bytes, checksum: d886c738532028b5bc563157fcfd4ff1 (MD5) TCAE.pdf: 226839 bytes, checksum: 5427ce78a57fe0544b4720292289aacd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-16T11:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO- SIRLENE LIMA.pdf: 276750 bytes, checksum: ff19e1f3ec8811997e1f57b1689fe35b (MD5) SIRLENE LIMA DOS SANTOS - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 210436 bytes, checksum: d886c738532028b5bc563157fcfd4ff1 (MD5) TCAE.pdf: 226839 bytes, checksum: 5427ce78a57fe0544b4720292289aacd (MD5) Previous issue date: 2022-10-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evidencias Cientificas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 1º E 2º DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Sirlene Lima dos Santos .pdf | 270,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Sirlene Lima dos Santos .pdf | 205,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Sirlene Lima dos Santos .pdf | 221,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.