Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3004
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTRATÉGIA DE LEITURA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO ITORORÓ PORTUGUÊS: MANUAL DO PROFESSOR
metadata.dc.creator: Silva, Gabriela Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se trata de um artigo científico, com a finalidade de apresentar uma análise acerca do Livro Didático Itororó Português do 1ºAno do Ensino Fundamental – Manual do Professor, a respeito das estratégias de leitura que podem ser utilizadas com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, serão apresentados alguns conceitos referentes à leitura no que diz respeito à sua importância para o desenvolvimento da criança. Sobre as contribuições da leitura para o desenvolvimento da linguagem e a formação da criança, enfatizamos que a leitura deve fazer parte da vida desde a infância e, assim, destacamos o papel do professor no ensino da leitura, especialmente, por meio da literatura. Para tanto, a prática do professor deve ter como objetivo o desenvolvimento da leitura na vida do aluno como um processo de desenvolvimento. A análise da obra procura revelar as suas características visando o incentivo à leitura e, consequentemente, procurando o despertar do aluno para o prazer pela leitura.
Abstract: The present work is a scientific article, with the purpose of presenting an analysis about the Itororó Portuguese Didactic Book of the 1st Year of Elementary School - Teacher's Manual, regarding the reading strategies that can be used with students from the early years of the Elementary School. In this sense, some concepts related to reading will be presented with regard to its importance for the child's development. Regarding the contributions of reading to the development of language and the formation of the child, we emphasize that reading should be part of life since childhood and, thus, we highlight the role of the teacher in teaching reading, especially through literature. Therefore, the teacher's practice should aim at the development of reading in the student's life as a development process. The analysis of the work seeks to reveal its characteristics aiming at encouraging reading and, consequently, seeking to awaken the student to the pleasure of reading.
Keywords: Livro Didático
Leitura
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3004
Issue Date: 5-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Gabriela Alves da Silva.pdf443,11 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Gabriela Alves da Silva.pdf69,85 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Gabriela Alves da Silva.pdf277,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.