Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luciene Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1783677485381684pt_BR
dc.creatorSilva, Gabriela Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180079666072751pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T11:15:17Z-
dc.date.available2022-11-21-
dc.date.available2022-11-16T11:15:17Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3004-
dc.description.abstractThe present work is a scientific article, with the purpose of presenting an analysis about the Itororó Portuguese Didactic Book of the 1st Year of Elementary School - Teacher's Manual, regarding the reading strategies that can be used with students from the early years of the Elementary School. In this sense, some concepts related to reading will be presented with regard to its importance for the child's development. Regarding the contributions of reading to the development of language and the formation of the child, we emphasize that reading should be part of life since childhood and, thus, we highlight the role of the teacher in teaching reading, especially through literature. Therefore, the teacher's practice should aim at the development of reading in the student's life as a development process. The analysis of the work seeks to reveal its characteristics aiming at encouraging reading and, consequently, seeking to awaken the student to the pleasure of reading.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se trata de um artigo científico, com a finalidade de apresentar uma análise acerca do Livro Didático Itororó Português do 1ºAno do Ensino Fundamental – Manual do Professor, a respeito das estratégias de leitura que podem ser utilizadas com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, serão apresentados alguns conceitos referentes à leitura no que diz respeito à sua importância para o desenvolvimento da criança. Sobre as contribuições da leitura para o desenvolvimento da linguagem e a formação da criança, enfatizamos que a leitura deve fazer parte da vida desde a infância e, assim, destacamos o papel do professor no ensino da leitura, especialmente, por meio da literatura. Para tanto, a prática do professor deve ter como objetivo o desenvolvimento da leitura na vida do aluno como um processo de desenvolvimento. A análise da obra procura revelar as suas características visando o incentivo à leitura e, consequentemente, procurando o despertar do aluno para o prazer pela leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Alves da Silva (gabriela.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T02:32:19Z No. of bitstreams: 4 TCC (2).pdf: 453746 bytes, checksum: d1119048d5fefb53fcd85e77cbfe885d (MD5) Ata de Defesa de Trabalho.pdf: 71530 bytes, checksum: 4a2bd2bfaee3b634f9fb9de790d1942d (MD5) Ficha catalografica.pdf: 2281 bytes, checksum: 7539e9b93df009b008160501528857e2 (MD5) TCAE.pdf: 284224 bytes, checksum: e7cd33b8309dd0dc568a410fb3fe19d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T10:26:30Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC (2).pdf: 453746 bytes, checksum: d1119048d5fefb53fcd85e77cbfe885d (MD5) Ata de Defesa de Trabalho.pdf: 71530 bytes, checksum: 4a2bd2bfaee3b634f9fb9de790d1942d (MD5) Ficha catalografica.pdf: 2281 bytes, checksum: 7539e9b93df009b008160501528857e2 (MD5) TCAE.pdf: 284224 bytes, checksum: e7cd33b8309dd0dc568a410fb3fe19d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T10:58:45Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC (2).pdf: 453746 bytes, checksum: d1119048d5fefb53fcd85e77cbfe885d (MD5) Ata de Defesa de Trabalho.pdf: 71530 bytes, checksum: 4a2bd2bfaee3b634f9fb9de790d1942d (MD5) Ficha catalografica.pdf: 2281 bytes, checksum: 7539e9b93df009b008160501528857e2 (MD5) TCAE.pdf: 284224 bytes, checksum: e7cd33b8309dd0dc568a410fb3fe19d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T11:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TCC (2).pdf: 453746 bytes, checksum: d1119048d5fefb53fcd85e77cbfe885d (MD5) Ata de Defesa de Trabalho.pdf: 71530 bytes, checksum: 4a2bd2bfaee3b634f9fb9de790d1942d (MD5) Ficha catalografica.pdf: 2281 bytes, checksum: 7539e9b93df009b008160501528857e2 (MD5) TCAE.pdf: 284224 bytes, checksum: e7cd33b8309dd0dc568a410fb3fe19d0 (MD5) Previous issue date: 2022-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. Disponível em: http://www.faculdaderaizes.edu.br/files/images/M%C3%89TODOS%20E%20T%C3%89CNICA S%20DE%20PESQUISA.pdf. Acesso em agosto de 2022. ANJOS, Ana Maura Tavares dos e VIEIRA Hamilton Perninck. Formação docente e literatura infantil: contribuições para o desenvolvimento de leitores na educação infantil. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 303-322, set./dez. 2015. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 4.ed. São Paulo.: Brasiliense, 1986. CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 2010. Coleção Primeiros Passos. 18 COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)- 80 páginas. GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentido. In: CHARTIER, R. Práticas de leitura. Tradução Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. KATZENSTEIN, Ursula. A origem do livro: da idade da pedra ao advento da impressão tipográfica no ocidente. São Paulo: HUCITEC, 1986. LAJOLO, Marisa. No mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, SP. Ática, 2004. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999. LOPES, C. L.; NAVARRO, E. C. A importância da literatura na educação infantil para a formação de leitores letrados. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da UNIVAR. v. 1, n. 11, p. 15-19. Araguaia, 2014. Acesso em 23 abr. 2022. JACINTHO, Mônica Franco. Itororó: Português – Manual do Professor. 2 edição: São Paulo, Moderna 2019. LAJOLO, Marisa.; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História ε História. 6. ed. Série Fundamentos. São Paulo: Editora Ática, 2007. MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. MICHEL, Fernanda Vach. A origem do livro didático. [S. l.]: Brasil Escola, 2018. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-origem-livro-didatico.htm. Acesso em: 22 jul. 2022. PALO, Maria José; OLIVEIRA, M. Rosa. Literatura infantil. Voz de criança, Sâo Paulo, Atica, 1986. RIBAS, Mariná Holzmann. Construindo a competência: processo de formação de professores. São Paulo: Olho d’Água, 2000. SANTOS, Nauva Aguiar da Silva. MIGUEL, Gilvone Furtado. PRÁTICA DE MOMENTOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.Avanços & Olhares, Nº 5, Barra do Garças – MT SETEMBRO 17, 2020. Disponível em: https://revista.institutoiesa.com/tag/contacao-de-historias/. 19 SILVA, Ezequiel Theodoro Da. O ato de ler: Fundamentos Psicológicos Para Uma Nova Pedagogia da Leitura. São Paulo, Cortez, 2005. TOIGO. Renata. O percurso da formação da leitura e literatura infantil no Brasil: uma nova perspectiva a partir de Monteiro Lobato. Revista de Letras Juçara, v. 3, n. 1, p. 175-193, 15 ago. 2019. ZILBERMAN, Regina. “A Literatura Infantil na escola”. 10ª Edição - São Paulo: Global, 1998. _____. Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs). Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleESTRATÉGIA DE LEITURA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO ITORORÓ PORTUGUÊS: MANUAL DO PROFESSORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Gabriela Alves da Silva.pdf443,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Gabriela Alves da Silva.pdf69,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Gabriela Alves da Silva.pdf277,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.