Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3003
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ORAIS NAS SERIES INICIAIS E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR.
metadata.dc.creator: Povoa, Elaine Rezende da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Samara Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sidney de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a Contação de Histórias Orais nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, pois é por meio das histórias contadas que o aluno desenvolve seu senso crítico, sua criatividade e amadurecimento psicológico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo o principal objetivo é discutir como a contação de histórias é de importante para a formação do aluno leitor nesse período de escolaridade. Manter-se em um momento onde as crianças cada vez mais têm acesso as informações pelos meios de comunicação, pois já nascem em meio à tecnologia, o que amplia seus conhecimentos As histórias fogem das lembranças, e o gosto pela leitura se torna desafiador para os educadores deste tempo, que precisam usar de todas as suas habilidades ao contar as histórias na esperança que elas se deixem encantar e se envolver em um mundo desconhecido para muitas, o mundo da fantasia e da imaginação, que se encontra em cada história contada. A temática foi discutida por meio de pesquisa bibliográfica, com base em publicações de especialistas no assunto como Maria Inês; Vigotski; Abramovich; Coelho, Sozza; Sisto e Parâmetros Curriculares Nacionais/1997. Enfim, percebemos que essa prática de Contação de histórias, de forma bem trabalhada, favorece de forma significativa e produtiva para a construção de textos cada vez mais coerentes e cheios de imaginação, e que a oralidade instiga um melhor desenvolvimento da criatividade da criança. Constatamos, ainda, que a prática do docente em inovar suas aulas, buscando meios que facilitem o ensino e a aprendizagem.
Abstract: The present work addresses the Oral Storytelling in the Initial Grades of Elementary School, because it is through the stories told that the student develops his critical sense, his creativity and psychological maturity. This is a bibliographic research, whose main objective is to discuss how storytelling is important for the formation of the reader student in this period of schooling.Keeping up at a time when children increasingly have access to information through the media, as they are already born amid technology, which expands their knowledge Stories escape memories, and the taste for reading becomes challenging for children. educators of this time, who need to use all their skills to tell stories in the hope that they will be enchanted and involved in a world unknown to many, the world of fantasy and imagination, which is found in every story told. The theme was discussed through bibliographic research, based on publications by specialists on the subject such as Maria Inês; Vygotsky; Abramovich; Coelho, Sozza; System and National Curriculum Parameters/1997. Finally, we realized that this practice of Storytelling, in a well-crafted way, significantly and productively favors the construction of increasingly coherent and imaginative texts, and that orality instigates a better development of the child's creativity. We also found that the practice of teachers in innovating their classes, looking for ways to facilitate teaching and learning.
Keywords: Contação de Histórias
Imaginação
Leitura
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3003
Issue Date: 5-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Elaine Rezende da Silva Povoa.pdf510,43 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Elaine Rezende da Silva Povoa.pdf236,67 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Elaine Rezende da Silva Povoa.pdf281,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.