Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1783677485381684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1783677485381684 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Samara Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6843494046967820 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Sidney de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0865355881753958 | pt_BR |
dc.creator | Povoa, Elaine Rezende da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6930917876169004 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T10:19:05Z | - |
dc.date.available | 2022-11-15 | - |
dc.date.available | 2022-11-16T10:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3003 | - |
dc.description.abstract | The present work addresses the Oral Storytelling in the Initial Grades of Elementary School, because it is through the stories told that the student develops his critical sense, his creativity and psychological maturity. This is a bibliographic research, whose main objective is to discuss how storytelling is important for the formation of the reader student in this period of schooling.Keeping up at a time when children increasingly have access to information through the media, as they are already born amid technology, which expands their knowledge Stories escape memories, and the taste for reading becomes challenging for children. educators of this time, who need to use all their skills to tell stories in the hope that they will be enchanted and involved in a world unknown to many, the world of fantasy and imagination, which is found in every story told. The theme was discussed through bibliographic research, based on publications by specialists on the subject such as Maria Inês; Vygotsky; Abramovich; Coelho, Sozza; System and National Curriculum Parameters/1997. Finally, we realized that this practice of Storytelling, in a well-crafted way, significantly and productively favors the construction of increasingly coherent and imaginative texts, and that orality instigates a better development of the child's creativity. We also found that the practice of teachers in innovating their classes, looking for ways to facilitate teaching and learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a Contação de Histórias Orais nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, pois é por meio das histórias contadas que o aluno desenvolve seu senso crítico, sua criatividade e amadurecimento psicológico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo o principal objetivo é discutir como a contação de histórias é de importante para a formação do aluno leitor nesse período de escolaridade. Manter-se em um momento onde as crianças cada vez mais têm acesso as informações pelos meios de comunicação, pois já nascem em meio à tecnologia, o que amplia seus conhecimentos As histórias fogem das lembranças, e o gosto pela leitura se torna desafiador para os educadores deste tempo, que precisam usar de todas as suas habilidades ao contar as histórias na esperança que elas se deixem encantar e se envolver em um mundo desconhecido para muitas, o mundo da fantasia e da imaginação, que se encontra em cada história contada. A temática foi discutida por meio de pesquisa bibliográfica, com base em publicações de especialistas no assunto como Maria Inês; Vigotski; Abramovich; Coelho, Sozza; Sisto e Parâmetros Curriculares Nacionais/1997. Enfim, percebemos que essa prática de Contação de histórias, de forma bem trabalhada, favorece de forma significativa e produtiva para a construção de textos cada vez mais coerentes e cheios de imaginação, e que a oralidade instiga um melhor desenvolvimento da criatividade da criança. Constatamos, ainda, que a prática do docente em inovar suas aulas, buscando meios que facilitem o ensino e a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Elaine Rezende da Silva Povoa (elaine.rezende@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T02:22:44Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico - TCC Elaine Rezende. CONCLUIDO.pdf: 522676 bytes, checksum: c2a1fa9b3763007af0c54781f7ba7ee3 (MD5) ATA DE DEFESA ELAINE REZENDE.pdf: 242352 bytes, checksum: fb87f1702900e18e477e15f447c95075 (MD5) Termo Elaine.pdf: 288053 bytes, checksum: 31aafcdaf1cfb6f470d6f6afe02f9dc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T10:17:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico - TCC Elaine Rezende. CONCLUIDO.pdf: 522676 bytes, checksum: c2a1fa9b3763007af0c54781f7ba7ee3 (MD5) ATA DE DEFESA ELAINE REZENDE.pdf: 242352 bytes, checksum: fb87f1702900e18e477e15f447c95075 (MD5) Termo Elaine.pdf: 288053 bytes, checksum: 31aafcdaf1cfb6f470d6f6afe02f9dc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T10:18:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico - TCC Elaine Rezende. CONCLUIDO.pdf: 522676 bytes, checksum: c2a1fa9b3763007af0c54781f7ba7ee3 (MD5) ATA DE DEFESA ELAINE REZENDE.pdf: 242352 bytes, checksum: fb87f1702900e18e477e15f447c95075 (MD5) Termo Elaine.pdf: 288053 bytes, checksum: 31aafcdaf1cfb6f470d6f6afe02f9dc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-16T10:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Científico - TCC Elaine Rezende. CONCLUIDO.pdf: 522676 bytes, checksum: c2a1fa9b3763007af0c54781f7ba7ee3 (MD5) ATA DE DEFESA ELAINE REZENDE.pdf: 242352 bytes, checksum: fb87f1702900e18e477e15f447c95075 (MD5) Termo Elaine.pdf: 288053 bytes, checksum: 31aafcdaf1cfb6f470d6f6afe02f9dc0 (MD5) Previous issue date: 2022-11-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ORAIS NAS SERIES INICIAIS E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Elaine Rezende da Silva Povoa.pdf | 510,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Elaine Rezende da Silva Povoa.pdf | 236,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Elaine Rezende da Silva Povoa.pdf | 281,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.