Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2998
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
metadata.dc.creator: Cristiane, Ellen
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Gustavo de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os métodos desenvolvidos pelos professores e equipe pedagógica das unidades escolares públicas, no contexto da educação especial, frente ao cenário pandêmico que se estabeleceu no Brasil, em março de 2020. Após o Poder Público autorizar, em caráter excepcional, o isolamento social e a interrupção das aulas presenciais motivado pela pandemia, as aulas que utilizam meios digitais de comunicação ganharam espaço na maioria das instituições de educação pública. Cada escola adotou uma metodologia que melhor atenderia a seus estudantes. Para a realização deste trabalho, foram observados alguns aspectos, a partir de revisões teóricas em pesquisas que abordam o assunto, atentando para fatores como: o método mais utilizado pelo educador nas mediações das aulas na educação inclusiva, as intervenções realizadas no processo de ensino/aprendizagem, os desafios enfrentados pelos alunos da educação especial e o reflexo de todo esse tempo de isolamento social na vida escolar de estudantes e professores. No decorrer desta pesquisa, foi possível perceber o quanto o ser humano é adaptável às mudanças. As equipes pedagógicas das unidades escolares juntamente com as famílias dos alunos, viveram experiências exitosas, apesar de tantos desafios. A interação estabelecida entre família e escola durante este período, evidencia a importância do trabalho em equipe para obter bons resultados.
Abstract: The present work aims to analyze the methods developed by teachers and pedagogical staff of public school units, in the context of special education, in the face of the pandemic scenario that was established in Brazil, in March 2020. , social isolation and the interruption of face-to-face classes motivated by the pandemic, classes that use digital means of communication have gained space in most public education institutions. Each school adopted a methodology that would best 2 serve its students. For the accomplishment of this work, some aspects were observed, from theoretical revisions in researches that approach the subject, paying attention to factors such as: the method most used by the educator in the mediations of classes in inclusive education, the interventions carried out in the teaching/ learning, the challenges faced by special education students and the reflection of all this time of social isolation in the school life of students and teachers. In the course of this research, it was possible to perceive how much the human being is adaptable to changes. The pedagogical teams of the school units together with the families of the students, lived successful experiences, despite so many challenges. The interaction established between family and school during this period highlights the importance of teamwork to obtain good results.
Keywords: Pandemia
Educação inclusiva
Ensino remoto
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2998
Issue Date: 26-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ellen Cristiane dos Santos Souza.pdf563,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.