Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Gustavo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749383546921379pt_BR
dc.creatorCristiane, Ellen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851177829609183pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-15T01:27:40Z-
dc.date.available2022-11-14-
dc.date.available2022-11-15T01:27:40Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2998-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the methods developed by teachers and pedagogical staff of public school units, in the context of special education, in the face of the pandemic scenario that was established in Brazil, in March 2020. , social isolation and the interruption of face-to-face classes motivated by the pandemic, classes that use digital means of communication have gained space in most public education institutions. Each school adopted a methodology that would best 2 serve its students. For the accomplishment of this work, some aspects were observed, from theoretical revisions in researches that approach the subject, paying attention to factors such as: the method most used by the educator in the mediations of classes in inclusive education, the interventions carried out in the teaching/ learning, the challenges faced by special education students and the reflection of all this time of social isolation in the school life of students and teachers. In the course of this research, it was possible to perceive how much the human being is adaptable to changes. The pedagogical teams of the school units together with the families of the students, lived successful experiences, despite so many challenges. The interaction established between family and school during this period highlights the importance of teamwork to obtain good results.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar os métodos desenvolvidos pelos professores e equipe pedagógica das unidades escolares públicas, no contexto da educação especial, frente ao cenário pandêmico que se estabeleceu no Brasil, em março de 2020. Após o Poder Público autorizar, em caráter excepcional, o isolamento social e a interrupção das aulas presenciais motivado pela pandemia, as aulas que utilizam meios digitais de comunicação ganharam espaço na maioria das instituições de educação pública. Cada escola adotou uma metodologia que melhor atenderia a seus estudantes. Para a realização deste trabalho, foram observados alguns aspectos, a partir de revisões teóricas em pesquisas que abordam o assunto, atentando para fatores como: o método mais utilizado pelo educador nas mediações das aulas na educação inclusiva, as intervenções realizadas no processo de ensino/aprendizagem, os desafios enfrentados pelos alunos da educação especial e o reflexo de todo esse tempo de isolamento social na vida escolar de estudantes e professores. No decorrer desta pesquisa, foi possível perceber o quanto o ser humano é adaptável às mudanças. As equipes pedagógicas das unidades escolares juntamente com as famílias dos alunos, viveram experiências exitosas, apesar de tantos desafios. A interação estabelecida entre família e escola durante este período, evidencia a importância do trabalho em equipe para obter bons resultados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ellen Cristiane dos Santos Souza (ellen.cristiane@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T20:21:05Z No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS-RIIF.pdf: 576553 bytes, checksum: f2d783423bb5ed3af5c3e62258362bf4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T01:24:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS-RIIF.pdf: 576553 bytes, checksum: f2d783423bb5ed3af5c3e62258362bf4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T01:25:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS-RIIF.pdf: 576553 bytes, checksum: f2d783423bb5ed3af5c3e62258362bf4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-15T01:27:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS-RIIF.pdf: 576553 bytes, checksum: f2d783423bb5ed3af5c3e62258362bf4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ellen Cristiane dos Santos Souza.pdf563,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.