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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Belmiro, Dayane D. R. O.
Primeiro Orientador: Andrade, Wesley Lima de
Resumo: Quis-se com o estudo em questão mostrar os resultados de uma pesquisa Bibliográfica e teve como objeto de estudo e análise a educação inclusiva. Com a pretensão de mostrar os encaminhamentos acerca do processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais que é esperada há anos, por todos os que dela necessitam principalmente os pais dos respectivos educandos e uma boa parte da sociedade brasileira. Os princípios que fundamentam a educação de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais têm como finalidade a preservação da dignidade humana, a busca da identidade e o exercício da cidadania. Diante desses fatos procurou-se investigar qual é a participação dos docentes e da formação desses docentes no processo de Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais na Educação Infantil. Investigou-se se há aceitação por parte da maioria dos profissionais de educação e de alguns membros da sociedade em relação a obrigatoriedade do ingresso de alunos com Necessidades Especiais nas escolas de ensino regular procurou-se saber qual é a visão dos profissionais em educação, diante da Inclusão de Alunos Especiais mais precisamente na Educação Infantil. Direcionou-se este estudo para a busca da compreensão dos problemas aqui expostos e também no intuito de que este material possa servir como referencial informativo para aqueles que porventura interessarem na leitura do mesmo. Para respaldo e fundamentação das ideias propostas realizou-se uma pesquisa bibliográfica documental descritiva, também conhecida como pesquisa qualitativa, descrita por Ludke e André (2012), como aquela que tem o ambiente como fonte natural dos dados e o pesquisador como instrumento principal, de modo que os dados coletados se encontram devidamente expostos, comentados e analisados neste trabalho.
Abstract: With the study in question, we wanted to show the results of a bibliographic research and had inclusive education as an object of study and analysis. With the intention of showing the referrals about the process of Inclusion of Students with Special Needs that has been expected for years, by all those who need it, especially the parents of the respective students and a good part of Brazilian society. The principles that underlie the education of people with special educational needs are intended to preserve human dignity, the search for identity and the exercise of citizenship. Given these facts, we sought to investigate the participation of teachers and the training of these teachers in the process of Inclusion of Students with Special Needs in Early Childhood Education. It was investigated whether there is acceptance by most education professionals and some members of society in relation to the mandatory admission of students with Special Needs in regular schools. of Inclusion of Special Students more precisely in Early Childhood Education. This study was directed to the search for understanding the problems exposed here and also in order that this material can serve as an informative reference for those who may be interested in reading it. To support and substantiate the proposed ideas, a descriptive documentary bibliographic research was carried out, also known as qualitative research, described by Ludke and André (2012), as one that has the environment as a natural source of data and the researcher as the main instrument, from so that the collected data are properly exposed, commented and analyzed in this work.
Palavras-chave: Leis
Inclusão
Educação Infantil
Necessidades Especiais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2993
Data do documento: 24-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



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