Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2992
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS
Autor(es): Silva, Juracy Maria
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Primeiro Membro da Banca: Cardosos, Vania Gomes
Segundo Membro da Banca: Lima, Ana Paula Ferreira de
Resumo: A sociedade é estruturada através das relações humanas, as quais são indispensáveis para o desenvolvimento do indivíduo, seja no aspecto intelectual, social, emocional e outros. Na Educação Infantil é importante que os vínculos sejam estabelecidos e consolidados, a fim de alcançar o pleno desenvolvimento da criança. Diante disso, esta pesquisa se estruturou por meio da seguinte problemática: Qual é a influência da afetividade no desenvolvimento socioemocional e na aprendizagem de crianças de zero a cinco anos de idade? Logo, o objetivo geral se pautou em compreender a relação afetiva das crianças com a família, professor e gestão. Neste contexto, convém salientar que este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa básica, pois para o seu desenvolvimento realizou-se uma busca criteriosa em artigos, livros e monografias, os quais contemplaram a essa temática. Tendo como aporte os seguintes autores: Vygotsky (1979), Freire (1985), Kramer (1986), Winnicott (1990), Wallon (2011), Silva (2014), Lopes (2020), Almeida (2001), Brancalion (2022), dentre outros; legislação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9394/96); e documentos como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nas considerações finais, destaca-se que a afetividade desempenha um papel crucial, pois uma boa relação entre professor, aluno e gestão proporciona segurança e bem-estar para as crianças, tornando a aprendizagem dinâmica, prazerosa e significativa
Abstract: The Society is structured through human relationships, which are essential for the development of each person, whether in the intellectual, social and emotional aspect. In Early Childhood Education it is important that bonds are established and consolidated in order to achieve the full development of the child. Furthermore, affection plays a crucial role, as it contributes to meaningful learning. Therefore, this research was structured through the following questions: What is the influence that affection has on the formation of children from zero to five years old? Therefore, the general objective was based on understanding the affective relationship between teacher, student and management in the learning process of children from zero to five years old. In this context, it should be noted that this study consists of qualitative bibliographic research, thus for its development a careful search was carried out in articles, books and monographs, which contemplated this theme. With the contribution of the following authors: Vygotsky (1979), Freire (1985), Kramer (1986), Winnicott (1990), Wallon (2011), Silva (2014), BNCC (2017), Lopes (2020) Almeida (2001), Brancalion (2022), among others. At the end, it’s known that affective relationships are crucial for children in the learning context, because in this way they will feel more interested in carrying out the activities that are proposed to them. They will feel safe and welcomed in the school environment.
Palavras-chave: Afetividade
Desenvolvimento socioemocional
Aprendizagem
Crianças
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2992
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Juracy Maria da Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.