Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.referee1Cardosos, Vania Gomes-
dc.contributor.referee2Lima, Ana Paula Ferreira de-
dc.creatorSilva, Juracy Maria-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4930969313575974pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-15T00:29:16Z-
dc.date.available2022-11-14-
dc.date.available2022-11-15T00:29:16Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2992-
dc.description.abstractThe Society is structured through human relationships, which are essential for the development of each person, whether in the intellectual, social and emotional aspect. In Early Childhood Education it is important that bonds are established and consolidated in order to achieve the full development of the child. Furthermore, affection plays a crucial role, as it contributes to meaningful learning. Therefore, this research was structured through the following questions: What is the influence that affection has on the formation of children from zero to five years old? Therefore, the general objective was based on understanding the affective relationship between teacher, student and management in the learning process of children from zero to five years old. In this context, it should be noted that this study consists of qualitative bibliographic research, thus for its development a careful search was carried out in articles, books and monographs, which contemplated this theme. With the contribution of the following authors: Vygotsky (1979), Freire (1985), Kramer (1986), Winnicott (1990), Wallon (2011), Silva (2014), BNCC (2017), Lopes (2020) Almeida (2001), Brancalion (2022), among others. At the end, it’s known that affective relationships are crucial for children in the learning context, because in this way they will feel more interested in carrying out the activities that are proposed to them. They will feel safe and welcomed in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade é estruturada através das relações humanas, as quais são indispensáveis para o desenvolvimento do indivíduo, seja no aspecto intelectual, social, emocional e outros. Na Educação Infantil é importante que os vínculos sejam estabelecidos e consolidados, a fim de alcançar o pleno desenvolvimento da criança. Diante disso, esta pesquisa se estruturou por meio da seguinte problemática: Qual é a influência da afetividade no desenvolvimento socioemocional e na aprendizagem de crianças de zero a cinco anos de idade? Logo, o objetivo geral se pautou em compreender a relação afetiva das crianças com a família, professor e gestão. Neste contexto, convém salientar que este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa básica, pois para o seu desenvolvimento realizou-se uma busca criteriosa em artigos, livros e monografias, os quais contemplaram a essa temática. Tendo como aporte os seguintes autores: Vygotsky (1979), Freire (1985), Kramer (1986), Winnicott (1990), Wallon (2011), Silva (2014), Lopes (2020), Almeida (2001), Brancalion (2022), dentre outros; legislação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9394/96); e documentos como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nas considerações finais, destaca-se que a afetividade desempenha um papel crucial, pois uma boa relação entre professor, aluno e gestão proporciona segurança e bem-estar para as crianças, tornando a aprendizagem dinâmica, prazerosa e significativapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juracy Maria da Silva (juracy.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T15:27:23Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (4).pdf: 1062796 bytes, checksum: 3ede32c6e1099a5c805e68c3a03a0f4d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T00:27:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (4).pdf: 1062796 bytes, checksum: 3ede32c6e1099a5c805e68c3a03a0f4d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T00:28:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (4).pdf: 1062796 bytes, checksum: 3ede32c6e1099a5c805e68c3a03a0f4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-15T00:29:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (4).pdf: 1062796 bytes, checksum: 3ede32c6e1099a5c805e68c3a03a0f4d (MD5) Previous issue date: 2022-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Juracy Maria da Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.