Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2990
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UM ENSAIO A RESPEITO DA DOCÊNCIA E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Santos, Cleideonice
Primeiro Orientador: Santiago, Flávio
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender o conceito de ludicidade presente em dez artigos publicados em revistas brasileiras nos últimos anos. Este trabalho possui caráter exploratório e pode ser conceituada como uma pesquisa bibliográfico, que permite conhecer e ler diferentes artigos correlacionados a temática da ludicidade. Com a leitura dos artigos, pude perceber que as crianças constroem seus conhecimentos através das brincadeiras, unindo as diversidades de experiências que se formam nas interações com outras crianças e com o meio de convívio, em situações pedagógicas. O tipo de pesquisa utilizada no trabalho foi à bibliográfica, que recorreu a dez diferentes fontes, dos seguintes autores: Base Nacional Comum Curricular (2017); Almeida (1994); Carvalho (2007); Luckesi (2020); Tavares (2017); Santos (1999); Kishimoto; Cunha (1994); Santos & Silva (2009); Wajskop (2007). Através deste, é possível concluir que o ensino lúdico vai muito além dos jogos, brincadeiras e brinquedos, pois este permite uma função que é capaz de socializar e integrar o aluno tanto no mundo letrado, quanto nas vertentes sociais, dentro e fora da escola
Abstract: This course completion paper aims to understand the concept of playfulness present in ten articles published in Brazilian journals in recent years.This work has an exploratory nature and can be conceptualized as a bibliographic research, which allows the researcher to know and read different articles correlated to the theme of playfulness. With the reading of the articles, I could notice that children build their knowledge through playing, uniting the diversity of experiences that are formed in the interactions with other children and with the environment, in pedagogical situations. The type of research used in the work was the bibliography, which used ten different sources, from the following authors: Base Nacional Comum Curricular (2017); Almeida (1994); Carvalho (2007); Luckesi (2020); Tavares (2017); Santos (1999); Kishimoto; Cunha (1994); Santos & Silva (2009); Wajskop (2007). Through this, it is possible to conclude that ludic teaching goes far beyond games, games and toys, as it allows a function that is able to socialize and integrate the student both in the literate world, and in the social aspects, inside and outside the school.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação Infantil
Infância
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2990
Data do documento: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cleideonice Alves dos Santos.pdf520,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.