Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2987
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: RELAÇÃO BEBÊ E LEITURA: VALORIZAÇÃO DO BEBÊ COMO SER PENSANTE
metadata.dc.creator: Moreira, Edilene Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Luciane Nunes
metadata.dc.description.resumo: O presente texto trata-se de uma pesquisa sobre bebê e leitura, com objetivo de uma revisão bibliográfica da relevância da Literatura Infantil no ambiente escolar, a fim de valorizar o bebê como ser pensante. O artigo fundamenta-se em pesquisa exploratória, observando ações para desenvolver o estímulo e a leitura dos bebês. A pesquisa justifica que a prática da leitura se faz necessária desde cedo, ainda na infância, papel fundamental no desenvolvimento dos futuros leitores. Métodos qualitativos são usados para analisar o efeito da leitura no processo cognitivo e linguístico da criança. E o estudo documental, desenvolveu através da observação e a participação com o objeto de pesquisa, como também destacaram observações sobre o planejamento do docente na educação infantil. Prática primordial, indispensável para o funcionamento e desenvolvimento das ações e estratégias que norteiam a prática pedagógica, propiciando o desenvolvimento dos alunos, garantindo a eles o acesso ao ensino aprendizagem. Sendo assim, através da observação do planejamento dos docentes no âmbito da educação infantil, se dá como mediadores de leitura, através da interação entre pais, professores e bebês. Espera-se que este artigo contribua para desenvolver a pratica de leitura, pois é na infância que as crianças estão mais propensas a desenvolver hábitos que serão seguidos no futuro, portanto é essencial incentivar as crianças a ler desde cedo.
Abstract: The present text is a research on baby and reading, with the objective of a bibliographic review of the relevance of Children's Literature in the school environment, in order to value the baby as a thinking being. The article is based on exploratory research, observing actions to develop the stimulation and reading of babies. The research justifies that the practice of reading is necessary from an early age, even in childhood, a fundamental role in the development of future readers. Qualitative methods are used to analyze the effect of reading on the child's cognitive and linguistic process. And the documental study, developed through observation and participation with the research object, as well as highlighted observations about the teacher's planning in early childhood education. Primordial practice, indispensable for the functioning and development of actions and strategies that guide the pedagogical practice, providing the development of students, guaranteeing them access to teaching and learning. Thus, through observation of the planning of teachers in the scope of early childhood education, they act as reading mediators, through the interaction between parents, teachers and babies.It is hoped that this article will contribute to developing the practice of reading, as it is in childhood that children are more likely to develop habits that will be followed in the future, so it is essential to encourage children to read from an early age.
Keywords: Bebê
Leitura
Literatura infantil
Reading
Baby
Children's literature
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2987
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Edilene Aparecida Moreira.pdf670,59 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Edilene Aparecida Moreira.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.