Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2982
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DE TECNOLOGIAS POR CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Other Titles: The use of Technologies by Children with High Skills/Giftedness in the First Year of Elementary School
metadata.dc.creator: Silva, Jacimar Rodrigues de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.description.resumo: Considerando que os alunos com Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD têm direito ao atendimento educacional especializado, o presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem da criança de seis e sete anos de idade com AH/SD no ensino regular, e conhecer como as tecnologias podem ajudar no desenvolvimento de ensino aprendizagem dessas crianças. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza básica, quanto à classificação é de cunho exploratório. O instrumento para a coleta dos dados foi o Google Acadêmico para busca de artigos científicos, usando descritores como: Altas Habilidades, Superdotação e Tecnologias. Adotamos como critérios páginas só em português e publicações nos anos de 2020 e 2021. Tivemos como resultado oito trabalhos, dos quais selecionamos cinco para serem analisados. Como resultado o estudo mostra que as crianças AH/SD pouco são notadas, por não apresentarem dificuldades pedagógicas, dificultando sua identificação e consequentemente não potencializando suas habilidades e competências. Há pouco investimento do Estado para as Salas de Recursos Multifuncionais que ajudaria no processo do desenvolvimento das suas potencialidades. O que se percebe é que apesar dos esforços, ainda não se pode alcançar uma educação inclusiva, que promova de forma satisfatória as necessidades específicas da criança com AH/SD.
Abstract: Considering that students with High Abilities/Giftedness – AH/SD are entitled to specialized educational assistance, the present work aims to understand the learning process of children aged six and seven years old with AH/SD in regular education, and to know how Technologies can help in the teaching and learning development of these children. In order to do so, a bibliographic research was carried out with a qualitative approach and of a basic nature, as the classification is of an exploratory nature. The instrument for data collection was Google Scholar to search for scientific articles, using descriptors such as: High Skills, Giftedness and Technologies. We adopted as criteria pages only in Portuguese and publications in the years 2020 and 2021. As a result, we had eight works, of which we selected five to be analyzed. As a result, the study shows that AH/SD children are little noticed, as they do not present pedagogical difficulties, making their identification difficult and consequently not enhancing their skills and competences. There is little investment from the State for the Multifunctional Resource Rooms that would help in the process of developing their potential. What is perceived is that despite efforts, it is still not possible to achieve an inclusive education that satisfactorily promotes the specific needs of children with AH/SD
Keywords: Altas Habilidades
Superdotação
Inclusão
High Skills
Giftedness
Inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2982
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Jacimar Rodrigues. pdf.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.