Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2980
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Silva, Cristiane Oliveira Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Paulo Rogério Santos e
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Carlos Andre Nunes
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como mote o estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE às crianças com Síndrome de Down na educação infantil no ensino regular, com ênfase na busca pela efetiva inclusão social e educacional, afirmando que as práticas pedagógicas adequadas são o caminho para essa inclusão. Demonstrando a necessidade de planejamento e observação do aluno para detecção de suas necessidades, essas informações levaram em consideração a genética dessa pessoa, suas particularidades, o que pode facilitar ou dificultar o processo de aprendizagem, sendo necessário um projeto a ser elaborado em conjunto com outros profissionais, buscando as metas estabelecidas nesse planejamento prévio de aprendizagem. Juntamente com esse, se faz necessário um preparo do professor e a necessidade de adaptações físicas na escola, bem como recursos didáticos e materiais que apoiarão esses professores nessa socialização e autonomia desses alunos. Demonstrar-se-á que por meio desse ensino especializado, eles poderão garantir seu lugar no mundo de forma digna e conseguirão aprender desenvolvendo-se como cidadãos. Para isso a pesquisa utilizar-se-á de fontes bibliográficas variadas na área de educação e pesquisas realizadas por outros estudiosos de outras ciências, ou seja, trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de natureza básica, visto que contribuirá com análises sobre a temática, no âmbito acadêmico e social, no que se refere aos objetivos será uma pesquisa qualitativa, logo haverá uma análise reflexiva sobre as discussões encontradas com a conclusão da indispensabilidade do AEE a esses alunos na busca por uma justa e correta inclusão social e educacional.
Abstract: The work has as its motto the study on Specialized Educational Assistance - AEE for children with Down Syndrome in early childhood education in regular education, with emphasis on the search for effective social and educational inclusion, stating that adequate pedagogical practices are the way to this inclusion. . Demonstrating the need for planning and observation of the student to detect their needs, this information took into account the genetics of this person, their particularities, which can facilitate or hinder the learning process, requiring a project to be developed jointly with other professionals. , seeking the goals established in this previous learning plan. Along with this, it is necessary to prepare the teacher and the need for physical adaptations in the school, as well as didactic resources and materials that will support these teachers in this socialization and autonomy of these students. It will be shown that through this specialized education, they will be able to guarantee their place in the world in a dignified way and will be able to learn by developing themselves as citizens. For this, the research will use varied bibliographic sources in the area of education and research carried out by other scholars of other sciences, that is, it is an exploratory bibliographic research, of a basic nature, since it will contribute to analyzes on the thematic, in the academic and social scope, with regard to the objectives, it will be a qualitative research, so there will be a reflective analysis on the discussions found with the conclusion of the indispensability of the AEE to these students in the search for a fair and correct social and educational inclusion.
Keywords: Atendimento Educacional Especializado
Práticas pedagógicas
Inclusão social e escolar
Efetividade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2980
Issue Date: 26-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Cristiane.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.