Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Rogério Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6919799524374520pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Carlos Andre Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9066431955491220pt_BR
dc.creatorSilva, Cristiane Oliveira Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821108535516047pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T19:30:32Z-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-11-14T19:30:32Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2980-
dc.description.abstractThe work has as its motto the study on Specialized Educational Assistance - AEE for children with Down Syndrome in early childhood education in regular education, with emphasis on the search for effective social and educational inclusion, stating that adequate pedagogical practices are the way to this inclusion. . Demonstrating the need for planning and observation of the student to detect their needs, this information took into account the genetics of this person, their particularities, which can facilitate or hinder the learning process, requiring a project to be developed jointly with other professionals. , seeking the goals established in this previous learning plan. Along with this, it is necessary to prepare the teacher and the need for physical adaptations in the school, as well as didactic resources and materials that will support these teachers in this socialization and autonomy of these students. It will be shown that through this specialized education, they will be able to guarantee their place in the world in a dignified way and will be able to learn by developing themselves as citizens. For this, the research will use varied bibliographic sources in the area of education and research carried out by other scholars of other sciences, that is, it is an exploratory bibliographic research, of a basic nature, since it will contribute to analyzes on the thematic, in the academic and social scope, with regard to the objectives, it will be a qualitative research, so there will be a reflective analysis on the discussions found with the conclusion of the indispensability of the AEE to these students in the search for a fair and correct social and educational inclusion.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como mote o estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE às crianças com Síndrome de Down na educação infantil no ensino regular, com ênfase na busca pela efetiva inclusão social e educacional, afirmando que as práticas pedagógicas adequadas são o caminho para essa inclusão. Demonstrando a necessidade de planejamento e observação do aluno para detecção de suas necessidades, essas informações levaram em consideração a genética dessa pessoa, suas particularidades, o que pode facilitar ou dificultar o processo de aprendizagem, sendo necessário um projeto a ser elaborado em conjunto com outros profissionais, buscando as metas estabelecidas nesse planejamento prévio de aprendizagem. Juntamente com esse, se faz necessário um preparo do professor e a necessidade de adaptações físicas na escola, bem como recursos didáticos e materiais que apoiarão esses professores nessa socialização e autonomia desses alunos. Demonstrar-se-á que por meio desse ensino especializado, eles poderão garantir seu lugar no mundo de forma digna e conseguirão aprender desenvolvendo-se como cidadãos. Para isso a pesquisa utilizar-se-á de fontes bibliográficas variadas na área de educação e pesquisas realizadas por outros estudiosos de outras ciências, ou seja, trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de natureza básica, visto que contribuirá com análises sobre a temática, no âmbito acadêmico e social, no que se refere aos objetivos será uma pesquisa qualitativa, logo haverá uma análise reflexiva sobre as discussões encontradas com a conclusão da indispensabilidade do AEE a esses alunos na busca por uma justa e correta inclusão social e educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Oliveira Dias Silva (cristiane.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T00:27:57Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO CRISTIANE OLIVEIRA DIAS SILVA - VERSÃO FINAL.pdf: 220445 bytes, checksum: c327161f2dbe01489624c4ca7dd9ec15 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br), reason: Falta documentos: TCAE e Ata assinada. on 2022-11-08T13:39:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Oliveira Dias Silva (cristiane.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-13T00:54:35Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Cristiane.pdf: 1168775 bytes, checksum: d9825b585af5ccdbf90cf49aae9eb996 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T19:29:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_Cristiane.pdf: 1168775 bytes, checksum: d9825b585af5ccdbf90cf49aae9eb996 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T19:30:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_Cristiane.pdf: 1168775 bytes, checksum: d9825b585af5ccdbf90cf49aae9eb996 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-14T19:30:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_Cristiane.pdf: 1168775 bytes, checksum: d9825b585af5ccdbf90cf49aae9eb996 (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALVES, Fabíola Fernanda Patrocínio. A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 2, p. 270-279, maio-ago. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/26786/17263 Acesso em: 03 set. 2021. BAR, Maira Vanessa; OLIVEIRA; Philipi de.; STRIEDER, Dulce Maria. EM TEMPOS DE INCLUSÃO: o aluno com Síndrome de Down e o sistema educacional brasileiro. Valore, Volta Redonda, 3 (Edição Especial): 442-453., 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/186/162. Acesso em: 04 set. 2021 BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 03 set. 2021. BRASIL, Lei nº4024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 03 set. 2021. BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 03 set. 2021. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 05 set. 2021a. BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC, SEESP. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 05 set. 2021b. BRASIL, Lei nº13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 03 set. 2021. CARVALHO, Márica Rejane Almeida. INCLUSÃO ESCOLAR: estudo realizado com alunos com Síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE. In: Atena Editora (org.). Políticas públicas na educação brasileira: caminhos para a inclusão. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 273 p. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2018/03/E-book-Caminhos-para-a-Inclus%C3%A3o.pdf. Acesso em: 06 set. 2021. DÉA, Vanessa Helena Santana Dalla; BALDIN, Alexandre Duarte; DÉA, Vicente Paulo Batista Dala. Informações gerais sobre a síndrome de Down. In: DÉA, Vanessa Helena Santana Dalla; DUARTE, Edison Duarte (org.). Síndrome de Down: informações, caminhos e histórias de amor. São Paulo: Phorte, 2009. 336p. Disponível em:https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/S%C3%ADndrome_de_Down_Informa%C3%A7%C3%B5es__caminhos_e_hist%C3%B3rias_de_amor.pdf?1458755719. Acesso em: 07 set. 2021. GAMBOA, S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos (2013). 159p. GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2010 LIMA, Ana Cristina Dias Rocha. Síndrome de Down e as práticas pedagógicas. Petrópolis: RJ: Vozes, 2016. MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7. ed. – 6. reimpr. São Paulo: Atlas: 2011. PANIAGO, Lucas Rodrigues. O lugar da criança com Síndrome de Down nas políticas de inclusão social no brasil, sob a perspectiva da educação. Monografia (História) Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia- MG, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20446. Acesso em: 06 set. 2021. SANTOS, Ana Paula Carvalho dos. A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Grupo Unis, São Lourenço, 2020. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/bitstream/prefix/1350/1/ANA%20PAULA%20CARVALHO%20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em: 02 set. 2021. SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa acadêmica, pesquisa básica e pesquisa aplicada em duas comunidades cientificas, 1979. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YT34zzm5KDkJ:www.schwartzman.org.br/simon/acad_ap.htm+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 05 set. 2021 SILVA, Daniele Sant’Anna Rego da. ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS SÍNDROME DE DOWN: inclusão possível. Monografia (Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia) Universidade Candido Mendes/AVM, Niterói, 2017. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N208837.pdf. Acesso em: 02 set. 2021. SOUSA, Marciana Vieira de.; SILVA, Izabel Rodrigues; SILVA, Rafael Soares. INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Amor Mundi, Santo Ângelo , v. 1, n. 3, p. 35-46, dez. 2020. Disponível em: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-cruzeiro-do-sul/estagio-supervisionado/down-apoio-nas-pesquisas/15561662. Acesso em: 06 set. 2021. VALE, Vilma Gonçalves. SISTEMAS SEMIÓTICOS EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM: criança com Síndrome de Down-professora do AEE-jogo matemático. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37786. Acesso em: 04 set. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusão social e escolarpt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Cristiane.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.