Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2979
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
metadata.dc.creator: Costa, Sandra Maria Martins da
metadata.dc.contributor.advisor1: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Henrique Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Adriana Lira da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda a inclusão do aluno com deficiência e como acontece o seu processo de ensino e aprendizagem dentro de escolas da rede regular e básica de ensino nos primeiros anos do ensino fundamental, traz também uma abordagem do funcionamento de uma escola em Goiânia, o funcionamento das SRMF e AEE. Este trabalho tem como principais referenciais: Mantoan (1997, 2002 e 2015), Kassar (2012), Rebelo e Kassar (2014), Dubet (2003), Glat e Almeida (2014), Stainback e Stainback (1999), Farias e Santos (2020), Anjos (2011), Piovesan et al (2018), Falconi e Silva (2002) e o PPP da E.M.T.I.M.F. (2021). Como questão de pesquisa: quais os processos de ensino e aprendizagem estão sendo desenvolvidos, tornando-se eficazes para que haja uma inclusão na etapa do ensino fundamental I? O objetivo principal do estudo: compreender a inclusão no contexto educacional da rede pública da educação básica. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, para a análise e discussão dos dados, por meio de artigos científicos selecionados no Portal do Google Acadêmico, do ano de 2021, usando os seguintes descritores: ensino e aprendizagem; inclusão escolar. A perspectiva inclusiva na aprendizagem conduz a uma abordagem mais ampla das dificuldades educativas dos alunos, centradas no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Conforme Mantoan (2015), a perspectiva inclusiva indica o direito de todos os estudantes acessarem o mesmo currículo. Como resultadas os alunos com alguma deficiência precisam que os professores se tornem mais próximos a eles, isto é, captem seus limites e reconheçam suas necessidades, para dar-lhes um suporte essencial, atendendo assim suas individualidades.
Abstract: This article discusses the inclusion of students with disabilities and how their teaching and learning process takes place within the schools of the regular and basic education network in the first years of elementary school, it also brings an approach to the functioning of a school in Goiânia, the functioning of the SRMF and the AEE. This work has as main references: Mantoan (1997, 2002 and 2015), Kassar (2012), Rebelo and Kassar (2014), Dubet (2003), Glat and Almeida (2014), Stainback and Stainback (1999), Farias and Santos (2020), Anjos (2011), Piovesan et al (2018), Falconi e Silva (2002) and E.M.T.I.M.F. (2021). How is teaching being developed to include the teaching being developed for elementary school I? The main objective of the study: to understand the inclusion in the educational context of the public basic education network. A qualitative research was developed, for data analysis and discussion, through scientific articles in the selected Google Acad Portal, from the year 2021, using the following descriptors: teaching and learning; school inclusion. The inclusive perspective of learning leads to a broader approach to students' educational difficulties, centered on student development. According to Mantoan (2015), the inclusive perspective indicates the right of all students to access the same curriculum. With this, students with disabilities need teachers to approach them, that is, to capture their limits and recognize their needs, in order to give them essential support, thus meeting their individualities.
Keywords: Inclusão
Ensino
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2979
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Sandra Maria Martins da Costa.pdfTCC393,91 kBAdobe PDFView/Open
tcae_ Sandra Maria Martins da Costa.pdfTermo de Ciência e de Autorização78,27 kBAdobe PDFView/Open
ata de defesa_ Sandra Maria Martins da Costa.pdfAta de Defesa332 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.