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dc.contributor.advisor1Benício, Edgard Ricardo-
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dc.contributor.referee1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Lira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.creatorCosta, Sandra Maria Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9180657573225613pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T19:19:05Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-14T19:19:05Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2979-
dc.description.abstractThis article discusses the inclusion of students with disabilities and how their teaching and learning process takes place within the schools of the regular and basic education network in the first years of elementary school, it also brings an approach to the functioning of a school in Goiânia, the functioning of the SRMF and the AEE. This work has as main references: Mantoan (1997, 2002 and 2015), Kassar (2012), Rebelo and Kassar (2014), Dubet (2003), Glat and Almeida (2014), Stainback and Stainback (1999), Farias and Santos (2020), Anjos (2011), Piovesan et al (2018), Falconi e Silva (2002) and E.M.T.I.M.F. (2021). How is teaching being developed to include the teaching being developed for elementary school I? The main objective of the study: to understand the inclusion in the educational context of the public basic education network. A qualitative research was developed, for data analysis and discussion, through scientific articles in the selected Google Acad Portal, from the year 2021, using the following descriptors: teaching and learning; school inclusion. The inclusive perspective of learning leads to a broader approach to students' educational difficulties, centered on student development. According to Mantoan (2015), the inclusive perspective indicates the right of all students to access the same curriculum. With this, students with disabilities need teachers to approach them, that is, to capture their limits and recognize their needs, in order to give them essential support, thus meeting their individualities.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda a inclusão do aluno com deficiência e como acontece o seu processo de ensino e aprendizagem dentro de escolas da rede regular e básica de ensino nos primeiros anos do ensino fundamental, traz também uma abordagem do funcionamento de uma escola em Goiânia, o funcionamento das SRMF e AEE. Este trabalho tem como principais referenciais: Mantoan (1997, 2002 e 2015), Kassar (2012), Rebelo e Kassar (2014), Dubet (2003), Glat e Almeida (2014), Stainback e Stainback (1999), Farias e Santos (2020), Anjos (2011), Piovesan et al (2018), Falconi e Silva (2002) e o PPP da E.M.T.I.M.F. (2021). Como questão de pesquisa: quais os processos de ensino e aprendizagem estão sendo desenvolvidos, tornando-se eficazes para que haja uma inclusão na etapa do ensino fundamental I? O objetivo principal do estudo: compreender a inclusão no contexto educacional da rede pública da educação básica. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, para a análise e discussão dos dados, por meio de artigos científicos selecionados no Portal do Google Acadêmico, do ano de 2021, usando os seguintes descritores: ensino e aprendizagem; inclusão escolar. A perspectiva inclusiva na aprendizagem conduz a uma abordagem mais ampla das dificuldades educativas dos alunos, centradas no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Conforme Mantoan (2015), a perspectiva inclusiva indica o direito de todos os estudantes acessarem o mesmo currículo. Como resultadas os alunos com alguma deficiência precisam que os professores se tornem mais próximos a eles, isto é, captem seus limites e reconheçam suas necessidades, para dar-lhes um suporte essencial, atendendo assim suas individualidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Maria Martins da Costa (sandra.maria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T23:43:31Z No. of bitstreams: 4 tcc_ Sandra Maria Martins da Costa.pdf: 403363 bytes, checksum: 44d6bec370f05761103e22edc65c44db (MD5) ficha catalográfica_ Sandra Maria Martins da Costa.pdf: 2242 bytes, checksum: a503bd7b97dbe8ee97e09c86f5869def (MD5) autorização_ Sandra Maria Martins da Costa.pdf: 80147 bytes, checksum: 46026dbdeaef8b8346bc214ddcde3919 (MD5) ata de defesa_ Sandra Maria Martins da Costa.pdf: 339966 bytes, checksum: ebac90f7ba0017245af32689e8c4b4a1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titlePROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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ata de defesa_ Sandra Maria Martins da Costa.pdfAta de Defesa332 kBAdobe PDFView/Open


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