Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2977
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
Título(s) alternativo(s): LITERACY AND LITERACY IN THE BEGINNING SERIES
Autor(es): Souza, Elaine Aparecida de
Primeiro Orientador: Borges, Rosalina Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Borges, Rosalina Aparecida
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Elaine Gonçalves de Souza
Terceiro Membro da Banca: Soares, Joceline Maria da Costa
Resumo: Os conceitos de alfabetização e letramento por muito tempo foram ensinados de forma separada na educação infantil. É possível perceber que uma pessoa letrada não somente detém a habilidade de ler e escrever, mas de desenvolver competências de leitura e escrita nas práticas sociais. O presente estudo tem o objetivo de compreender a importância de alfabetizar e letrar as crianças ao mesmo tempo, mostrando autores que já desenvolvem trabalhos nessa área, observando diversos fatores que podem influenciar no aprendizado. Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em pesquisas nos arquivos virtuais para agregar conhecimento sobre o assunto e posteriormente ser capaz de apresentar resultados da pesquisa e discutir sobre o processo de alfabetização e letramento no início do ensino fundamental. Autores citados nessa pesquisa apontam que a linguagem precisa ser observada de forma singular nos anos iniciais da educação, sendo que o educador possui o papel de ensinar não só a decodificar a língua escrita, mas principalmente a associar a escrita com no contexto de alfabetizar letrando.
Abstract: The concepts of literacy and instruction have long been destined for a separate form in early childhood education. It is possible to see that a person does not only have the ability to read and write, but also develops reading and writing skills in social practices. The present study must understand the importance of understanding and literate as children of alphabetizing the objective, at the same time, authors who already develop areas of work also observing several factors that may try not to learn. The review based on research in virtual files was carried out to aggregate knowledge on the subject and later be able to present research and competition results on the literacy and literacy process at the beginning of elementary school. Cited authors research language needs to be observed only in a singular way in the early years of education, and the educator has or the role of teaching not the decoding of written language, but mainly to associate writing with the context of literacy.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino Infantil
Práticas Sociais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2977
Data do documento: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf754,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.