Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Rosalina Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9685672534714050pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Rosalina Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9685672534714050pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Elaine Gonçalves de Souza-
dc.contributor.referee3Soares, Joceline Maria da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242901912024241pt_BR
dc.creatorSouza, Elaine Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958615702004286pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T18:55:18Z-
dc.date.available2022-11-12-
dc.date.available2022-11-14T18:55:18Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2977-
dc.description.abstractThe concepts of literacy and instruction have long been destined for a separate form in early childhood education. It is possible to see that a person does not only have the ability to read and write, but also develops reading and writing skills in social practices. The present study must understand the importance of understanding and literate as children of alphabetizing the objective, at the same time, authors who already develop areas of work also observing several factors that may try not to learn. The review based on research in virtual files was carried out to aggregate knowledge on the subject and later be able to present research and competition results on the literacy and literacy process at the beginning of elementary school. Cited authors research language needs to be observed only in a singular way in the early years of education, and the educator has or the role of teaching not the decoding of written language, but mainly to associate writing with the context of literacy.pt_BR
dc.description.resumoOs conceitos de alfabetização e letramento por muito tempo foram ensinados de forma separada na educação infantil. É possível perceber que uma pessoa letrada não somente detém a habilidade de ler e escrever, mas de desenvolver competências de leitura e escrita nas práticas sociais. O presente estudo tem o objetivo de compreender a importância de alfabetizar e letrar as crianças ao mesmo tempo, mostrando autores que já desenvolvem trabalhos nessa área, observando diversos fatores que podem influenciar no aprendizado. Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em pesquisas nos arquivos virtuais para agregar conhecimento sobre o assunto e posteriormente ser capaz de apresentar resultados da pesquisa e discutir sobre o processo de alfabetização e letramento no início do ensino fundamental. Autores citados nessa pesquisa apontam que a linguagem precisa ser observada de forma singular nos anos iniciais da educação, sendo que o educador possui o papel de ensinar não só a decodificar a língua escrita, mas principalmente a associar a escrita com no contexto de alfabetizar letrando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Aparecida de Souza (2018201221350270@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T18:41:29Z No. of bitstreams: 1 tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf: 772905 bytes, checksum: fcfea9723b9211a58fb743a5576de4ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T18:52:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf: 772905 bytes, checksum: fcfea9723b9211a58fb743a5576de4ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T18:53:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf: 772905 bytes, checksum: fcfea9723b9211a58fb743a5576de4ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-14T18:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf: 772905 bytes, checksum: fcfea9723b9211a58fb743a5576de4ba (MD5) Previous issue date: 2022-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas Sociaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAISpt_BR
dc.title.alternativeLITERACY AND LITERACY IN THE BEGINNING SERIESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf754,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.