Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2977
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
Other Titles: LITERACY AND LITERACY IN THE BEGINNING SERIES
metadata.dc.creator: Souza, Elaine Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Rosalina Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Rosalina Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Elaine Gonçalves de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Joceline Maria da Costa
metadata.dc.description.resumo: Os conceitos de alfabetização e letramento por muito tempo foram ensinados de forma separada na educação infantil. É possível perceber que uma pessoa letrada não somente detém a habilidade de ler e escrever, mas de desenvolver competências de leitura e escrita nas práticas sociais. O presente estudo tem o objetivo de compreender a importância de alfabetizar e letrar as crianças ao mesmo tempo, mostrando autores que já desenvolvem trabalhos nessa área, observando diversos fatores que podem influenciar no aprendizado. Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em pesquisas nos arquivos virtuais para agregar conhecimento sobre o assunto e posteriormente ser capaz de apresentar resultados da pesquisa e discutir sobre o processo de alfabetização e letramento no início do ensino fundamental. Autores citados nessa pesquisa apontam que a linguagem precisa ser observada de forma singular nos anos iniciais da educação, sendo que o educador possui o papel de ensinar não só a decodificar a língua escrita, mas principalmente a associar a escrita com no contexto de alfabetizar letrando.
Abstract: The concepts of literacy and instruction have long been destined for a separate form in early childhood education. It is possible to see that a person does not only have the ability to read and write, but also develops reading and writing skills in social practices. The present study must understand the importance of understanding and literate as children of alphabetizing the objective, at the same time, authors who already develop areas of work also observing several factors that may try not to learn. The review based on research in virtual files was carried out to aggregate knowledge on the subject and later be able to present research and competition results on the literacy and literacy process at the beginning of elementary school. Cited authors research language needs to be observed only in a singular way in the early years of education, and the educator has or the role of teaching not the decoding of written language, but mainly to associate writing with the context of literacy.
Keywords: Alfabetização
Ensino Infantil
Práticas Sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2977
Issue Date: 25-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Elaine Aparecida de Souza.pdf754,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.