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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LETRAMENTO DIGITAL COMO UM DIREITO HUMANO, TENDO COMO RECORTE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
metadata.dc.creator: Mendes, Léia da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Manoel Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Valéria Alves de
metadata.dc.contributor.referee3: Aragão, Manoel Soares de
metadata.dc.description.resumo: Através das tecnologias digitais é possível a realização de diferentes e diversas atividades, porém, infelizmente nem todos tem acesso à essas tecnologias. Na EJA, a inclusão digital possibilita a troca de experiências, cultura, agregação de conhecimento e desenvolvimento intelectual. Com a modernização, a utilização dessas tecnologias tem se tornado cada vez mais intensas principalmente para execução das atividades que são realizadas no cotidiano. Em função, a essas questões, a inclusão digital é necessária para quem ainda não “sabe” lidar com esses recursos digitais. Mediante ao exposto, o objetivo do presente trabalho, foi realizar um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa com enfoque em letramento digital para alunos da EJA, visando o ensino-aprendizagem dos mesmos, através de estratégias de ensino com experiências digitais e os efeitos de letramento digital para esses alunos. Quando não utilizados com cautela, os recursos digitais podem resultar em um aumento do tempo de trabalho do professor, bem como maior exposição pessoal do profissional. Dessa forma, é importante a utilização desses recursos com cautela a fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, gerando oportunidade de inclusão.
Abstract: Through digital technologies it is possible to carry out different and diverse activities, however, unfortunately not everyone has access to these technologies. At EJA, digital inclusion enables the exchange of experiences, culture, aggregation of knowledge and intellectual development. With modernization, the use of these technologies has become increasingly intense, especially for the execution of activities that are carried out in everyday life. Due to these issues, digital inclusion is necessary for those who still do not “know” how to deal with these digital resources. Based on the above, the objective of the present work was to carry out a bibliographic survey of a qualitative approach with a focus on digital literacy for EJA students, aiming at the teaching-learning of these students, through teaching strategies with digital experiences and the effects of digital literacy for the same. When not used with caution, digital resources can result in an increase in teacher working time, as well as greater personal exposure. Thus, it is important to use these resources with caution in order to assist in the teaching-learning process, generating an opportunity for inclusion.
Keywords: Educação
Letramento Digital
Educação de Jovens e Adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2974
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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